

Pelo Alvinegro, Manga atuou entre os anos de 1959 e 1968, disputou 442 jogos, sendo o 4º atleta com mais partidas na história, e conquistou o bicampeonato carioca em 1961/62 e 1967/68.
Referência debaixo das traves, Manga disputou pela Seleção Brasileira a Copa do Mundo de 1966, na Inglaterra, ao lado de outros craques que também brilharam com a Gloriosa Camisa, como Garrincha, Gérson e Jairzinho. Seu desempenho, sua liderança e seu carisma fizeram dele um símbolo da posição no país.
É com enorme pesar que comunicamos o falecimento de Haílton Corrêa de Arruda, nosso inesquecível ex-goleiro e ídolo Manga, aos 88 anos, no Hospital Rio Barra.
— Botafogo F.R. (@Botafogo) April 8, 2025
Manga foi um dos maiores goleiros da história do futebol mundial e defendeu nosso Glorioso de 1959 a 1968, tendo… pic.twitter.com/t3ObxNYCIk
Nascido em 26 de abril de 1937, Manga recebeu uma homenagem mais do que justa: sua data de nascimento foi eternizada como o "Dia do Goleiro", celebrando todos os que exercem essa posição com coragem e paixão - virtudes que ele personificava como poucos.
Além dos títulos e defesas memoráveis, Manga também teve um papel fundamental na construção do legado de goleiros negros na história do Botafogo, abrindo caminhos e inspirando gerações.
Neste momento de dor, o Botafogo se solidariza com os familiares, amigos e torcedores. Obrigado por tudo, Manga. Seu nome está eternizado na história do Glorioso.
O velório do ídolo Manga acontecerá no Salão Nobre de General Severiano, de 8h às 10h15 desta quarta-feira (9), aberto aos torcedores. O sepultamento está marcado para às 11h, no Cemitério São João Batista, em Botafogo.
Relembre o último aniversário do ídolo Manga no @EstNiltonSantos! O goleiro, em mais uma oportunidade, foi abraçado, com muito carinho, por funcionários e atletas do clube. #BFR #ObrigadoManga
— Botafogo F.R. (@Botafogo) April 8, 2025
Guardaremos para sempre em nossas memórias! Obrigado, ídolo! 🖤🤍
Confira o programa… pic.twitter.com/Wc3UMC9mum