Energia Renovada

Botafogo e Centrum estendem contrato de patrocínio até o fim de 2022

Atualizado em 18-01-2022 às 11:30

O Botafogo de Futebol e Regatas, o Mais Tradicional do futebol brasileiro, e Centrum, suplemento vitamínico e mineral número 1 do mundo (1) e marca da empresa global de saúde GSK Consumer Healthcare Brasil, anunciaram hoje a renovação do contrato de patrocínio até 31 de dezembro de 2022. A parceria que começou no fim de 2020 e acompanhou o retorno do Glorioso à elite seguirá dando apoio às equipes masculina e feminina de futebol ao longo desta temporada. Centrum permanecerá estampando a barra frontal das camisas. Os valores do novo acordo serão mantidos em sigilo.

A extensão do patrocínio dará continuidade à realização de campanhas de conscientização sem precedentes no futebol brasileiro, encabeçadas pelo projeto Botafogo Seguro – uma ação inédita e humana criada por Centrum em defesa do bem-estar da população brasileira.

"O patrocínio de Centrum é muito especial, pois ele vai muito além de uma parceria comercial, ele tem propósito e converge com a nossa visão de mundo. A união do clube com a marca propicia que, de alguma maneira, usemos nossos alcances para impactar a sociedade em questões de grande relevância. Vida longa a essa parceria.", declarou o Diretor de Negócios do Botafogo, Lênin Franco.

Foram diversas as ações promovidas pela marca em parceria com o Botafogo, abrangendo desde os métodos de prevenção à Covid-19 (incluindo a transformação do Estádio Nilton Santos em um modelo de segurança e prevenção) até o combate aos preconceitos e desigualdades que afetam a saúde física e mental de milhões de pessoas.

A parceria inovou ao usar o poder de alcance e de engajamento do esporte mais popular do Brasil para conscientizar amantes do futebol e toda a população sobre os benefícios de uma vida mais saudável e ativa, assim como a prevenção à Covid-19. As ações também proporcionaram maior segurança para torcedores (após o retorno do público aos estádios), atletas, jornalistas e todos os profissionais envolvidos na realização das partidas de futebol.

Agora renovado, o patrocínio de Centrum ao Botafogo seguirá tendo as ações trabalhadas com base em três pilares: prevenção à Covid-19, combate ao preconceito e incentivo a uma vida mais saudável e ativa. Esse último tópico busca atacar o sedentarismo agravado pela pandemia, quando 62% dos brasileiros deixaram de fazer exercícios, de acordo com a pesquisa Projeto Convid, realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

“Desde o início dessa parceria, tivemos a certeza de que alcançaríamos grandes resultados ao abraçar um modelo inovador de patrocínio que não se limita à exposição da marca e tem como base importantes bandeiras para a sociedade, todas elas centradas na defesa da saúde e do bem-estar. Sempre acreditamos no enorme potencial do Botafogo e não temos dúvidas de que esse apoio ainda renderá muitos frutos, enaltecendo o propósito da nossa empresa de entregar a melhor saúde todos os dias com humanidade”, diz Juan Katz, Diretor de Marketing da GSK Consumer Healthcare Brasil.

O projeto Botafogo Seguro é uma criação da agência de marketing Owly para Centrum. Dentro desse projeto e das ações em defesa do bem-estar e em combate ao preconceito, o patrocínio ao Botafogo continuará contemplando a exposição da marca nas máscaras dos atletas e comissão técnica, na barra frontal das camisas de jogo dos times masculino, feminino e sub-18 de futebol, nos uniformes de treino e viagem da equipe masculina, além de backdrops, placas de publicidade e publicações nas redes sociais.

Bandeiras diversas

“Todas as bandeiras que Centrum tem defendido por intermédio da parceria com o Botafogo geraram um retorno espetacular em visibilidade e engajamento para a marca, o que tornou esse modelo inovador de patrocínio e o projeto Botafogo Seguro como um todo referências globais para as ações de marketing da GSK CH. Seguiremos com tudo em 2022”, diz Rafael Jones, Head de Mídia, Digital e Agências da GSK Consumer Healthcare Brasil.

“Centrum e Botafogo inauguraram um formato de patrocínio sem precedentes no futebol e que servirá de modelo para revolucionar a maneira como marcas e agremiações esportivas criam parcerias e geram relevância”, explica Ricardo Levy, presidente da Owly. “O esporte pode e deve recorrer aos seus altos níveis de alcance e engajamento para servir como uma plataforma que dissemina mensagens importantes para toda a sociedade. Mais do que expor marcas e impactar pessoas, precisamos gerar ideias e estimular novas atitudes”, disse.

O Botafogo tem se mostrado um dos clubes brasileiros mais responsáveis durante a pandemia da Covid-19, seguindo todos os protocolos estabelecidos pelas autoridades a fim de controlar e reduzir, ao máximo, a exposição de seus atletas, comissão técnica e demais funcionários a qualquer risco de contágio. A parceria com Centrum não só complementa essas iniciativas como ainda explora a exposição gerada por meio do futebol para chamar a atenção também a outras causas importantes.

Como parte do Projeto Botafogo Seguro, o Estádio Nilton Santos teve implementadas novas sinalizações e equipamentos recomendados pelo protocolo sanitário criado para o local. Adesivos para demarcar pisos e assentos, placas de orientação, dispensers e totens de álcool em gel a 70% foram instalados em diversas áreas físicas da arena esportiva, visando reforçar a comunicação visual e a segurança sanitária para todos os públicos. As sinalizações comunicam a importância da distância mínima de 1,5 metro entre as pessoas e a obrigatoriedade do uso de máscaras, entre outras orientações.

A parceria entre Centrum e Botafogo contempla ainda a valorização do futebol feminino, também fortemente impactado pela Covid-19. Além de incentivar a maior presença da mulher no esporte, o apoio da marca ajudou o elenco feminino do Botafogo a conquistar o acesso à elite nacional em janeiro de 2021, após o time ser vice-campeão do Campeonato Brasileiro Feminino Série A2 de 2020 (encerrado em 2021, por conta da pandemia). Em março, as gloriosas levantaram a taça do Campeonato Carioca Feminino da temporada 2020/2021, após vencerem a final disputada no Estádio Nilton Santos.

Em junho, Mês do Orgulho LGBTQIA+, Centrum começou a promover com o Botafogo a campanha “Ninguém Cala Esse Nosso Amor”, em apoio a lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, queer, intesexuais e assexuais. Entre as principais ações estiveram o reconhecimento da Torcida LGBTQIA+ do Botafogo, a primeira do clube formada por integrantes da comunidade, e a colocação de uma faixa do grupo na arquibancada do Estádio Nilton Santos.

Além disso, antes do triunfo por 1 a 0 conquistado no dia 30 de junho contra o Vitória, em Volta Redonda (RJ), os jogadores do Glorioso entraram em campo vestindo uma camisa de jogo com a mensagem “#AmorÉAmor” estampada na região do peito. Após a partida, as camisas foram autografadas pelos atletas e colocadas em leilão, com 100% do lucro revertido para um projeto que oferece acolhimento para jovens LGBTQIA+.

Já em novembro, Mês da Consciência Negra, Centrum realizou junto ao Botafogo a campanha “Racismo: o vírus da desigualdade estrutural”. A ação de maior destaque foi o uso de uma camisa alusiva ao combate ao racismo e aos efeitos que ele provoca na saúde física e mental da população negra. Para a ocasião, as tradicionais faixas alvinegras do uniforme do Glorioso foram transformadas em gráficos que evidenciam o problema. Os jogadores usaram a camisa especial na vitória por 1 a 0 sobre o Brasil de Pelotas no dia 21 de novembro, que confirmou o retorno do clube à Série A do Brasileirão.

O projeto Botafogo Seguro somou-se a uma série de ações promovidas ao redor do mundo por Centrum e pela GSK CH. Estão entre elas a doação de mais de 20 mil unidades do multivitamínico para os profissionais de saúde que atuaram no combate à Covid-19 no hospital de campanha do Riocentro e no Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE), ambos considerados referências no tratamento do coronavírus.

(1). Marca líder no mundo segundo dados globais auditados pela IQVIA OTC Global Insights Q2 2019.

Sobre o projeto Botafogo Seguro

O Botafogo Seguro é um movimento gigante de proteção à vida, criado pela agência de marketing Owly, promovido pelo Botafogo de Futebol e Regatas em parceria com a marca Centrum, suplemento vitamínico e mineral número 1 do mundo1. O projeto, uma iniciativa inédita de proteção à vida dentro e fora dos campos, promove ações de prevenção à COVID-19 no Estádio Nilton Santos, um dos mais importantes estádios do país, proporcionando maior segurança para os atletas e para o público.

Sobre a GSK

Uma das indústrias farmacêuticas líderes mundiais, a divisão de Consumer Healthcare da GSK é considerada uma das maiores do mundo. Além disso, a empresa está empenhada em melhorar a qualidade de vida dos consumidores, permitindo que as pessoas façam mais, vivam melhor e por mais tempo. Para mais informações, visite br.gsk.com

Sobre a marca Centrum

Centrum é um multivitamínico com uma linha completa para diferentes tipos de necessidades, que ajudam a complementar uma dieta saudável. Um grande número de evidências sugere que a suplementação das Vitaminas A, C e D, além de minerais como o selênio e zinco, presentes na formulação de Centrum, desempenham importante papel na manutenção do sistema imunológico e as vitaminas do complexo B, que auxiliam na metabolismo energético.

Assessoria de Comunicação

O Botafogo de Futebol e Regatas, o Mais Tradicional do futebol brasileiro, e Centrum, suplemento vitamínico e mineral número 1 do mundo (1) e marca da empresa global de saúde GSK Consumer Healthcare Brasil, anunciaram hoje a renovação do contrato de patrocínio até 31 de dezembro de 2022. A parceria que começou no fim de 2020 e acompanhou o retorno do Glorioso à elite seguirá dando apoio às equipes masculina e feminina de futebol ao longo desta temporada. Centrum permanecerá estampando a barra frontal das camisas. Os valores do novo acordo serão mantidos em sigilo.

A extensão do patrocínio dará continuidade à realização de campanhas de conscientização sem precedentes no futebol brasileiro, encabeçadas pelo projeto Botafogo Seguro – uma ação inédita e humana criada por Centrum em defesa do bem-estar da população brasileira.

"O patrocínio de Centrum é muito especial, pois ele vai muito além de uma parceria comercial, ele tem propósito e converge com a nossa visão de mundo. A união do clube com a marca propicia que, de alguma maneira, usemos nossos alcances para impactar a sociedade em questões de grande relevância. Vida longa a essa parceria.", declarou o Diretor de Negócios do Botafogo, Lênin Franco.

Foram diversas as ações promovidas pela marca em parceria com o Botafogo, abrangendo desde os métodos de prevenção à Covid-19 (incluindo a transformação do Estádio Nilton Santos em um modelo de segurança e prevenção) até o combate aos preconceitos e desigualdades que afetam a saúde física e mental de milhões de pessoas.

A parceria inovou ao usar o poder de alcance e de engajamento do esporte mais popular do Brasil para conscientizar amantes do futebol e toda a população sobre os benefícios de uma vida mais saudável e ativa, assim como a prevenção à Covid-19. As ações também proporcionaram maior segurança para torcedores (após o retorno do público aos estádios), atletas, jornalistas e todos os profissionais envolvidos na realização das partidas de futebol.

Agora renovado, o patrocínio de Centrum ao Botafogo seguirá tendo as ações trabalhadas com base em três pilares: prevenção à Covid-19, combate ao preconceito e incentivo a uma vida mais saudável e ativa. Esse último tópico busca atacar o sedentarismo agravado pela pandemia, quando 62% dos brasileiros deixaram de fazer exercícios, de acordo com a pesquisa Projeto Convid, realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

“Desde o início dessa parceria, tivemos a certeza de que alcançaríamos grandes resultados ao abraçar um modelo inovador de patrocínio que não se limita à exposição da marca e tem como base importantes bandeiras para a sociedade, todas elas centradas na defesa da saúde e do bem-estar. Sempre acreditamos no enorme potencial do Botafogo e não temos dúvidas de que esse apoio ainda renderá muitos frutos, enaltecendo o propósito da nossa empresa de entregar a melhor saúde todos os dias com humanidade”, diz Juan Katz, Diretor de Marketing da GSK Consumer Healthcare Brasil.

O projeto Botafogo Seguro é uma criação da agência de marketing Owly para Centrum. Dentro desse projeto e das ações em defesa do bem-estar e em combate ao preconceito, o patrocínio ao Botafogo continuará contemplando a exposição da marca nas máscaras dos atletas e comissão técnica, na barra frontal das camisas de jogo dos times masculino, feminino e sub-18 de futebol, nos uniformes de treino e viagem da equipe masculina, além de backdrops, placas de publicidade e publicações nas redes sociais.

Bandeiras diversas

“Todas as bandeiras que Centrum tem defendido por intermédio da parceria com o Botafogo geraram um retorno espetacular em visibilidade e engajamento para a marca, o que tornou esse modelo inovador de patrocínio e o projeto Botafogo Seguro como um todo referências globais para as ações de marketing da GSK CH. Seguiremos com tudo em 2022”, diz Rafael Jones, Head de Mídia, Digital e Agências da GSK Consumer Healthcare Brasil.

“Centrum e Botafogo inauguraram um formato de patrocínio sem precedentes no futebol e que servirá de modelo para revolucionar a maneira como marcas e agremiações esportivas criam parcerias e geram relevância”, explica Ricardo Levy, presidente da Owly. “O esporte pode e deve recorrer aos seus altos níveis de alcance e engajamento para servir como uma plataforma que dissemina mensagens importantes para toda a sociedade. Mais do que expor marcas e impactar pessoas, precisamos gerar ideias e estimular novas atitudes”, disse.

O Botafogo tem se mostrado um dos clubes brasileiros mais responsáveis durante a pandemia da Covid-19, seguindo todos os protocolos estabelecidos pelas autoridades a fim de controlar e reduzir, ao máximo, a exposição de seus atletas, comissão técnica e demais funcionários a qualquer risco de contágio. A parceria com Centrum não só complementa essas iniciativas como ainda explora a exposição gerada por meio do futebol para chamar a atenção também a outras causas importantes.

Como parte do Projeto Botafogo Seguro, o Estádio Nilton Santos teve implementadas novas sinalizações e equipamentos recomendados pelo protocolo sanitário criado para o local. Adesivos para demarcar pisos e assentos, placas de orientação, dispensers e totens de álcool em gel a 70% foram instalados em diversas áreas físicas da arena esportiva, visando reforçar a comunicação visual e a segurança sanitária para todos os públicos. As sinalizações comunicam a importância da distância mínima de 1,5 metro entre as pessoas e a obrigatoriedade do uso de máscaras, entre outras orientações.

A parceria entre Centrum e Botafogo contempla ainda a valorização do futebol feminino, também fortemente impactado pela Covid-19. Além de incentivar a maior presença da mulher no esporte, o apoio da marca ajudou o elenco feminino do Botafogo a conquistar o acesso à elite nacional em janeiro de 2021, após o time ser vice-campeão do Campeonato Brasileiro Feminino Série A2 de 2020 (encerrado em 2021, por conta da pandemia). Em março, as gloriosas levantaram a taça do Campeonato Carioca Feminino da temporada 2020/2021, após vencerem a final disputada no Estádio Nilton Santos.

Em junho, Mês do Orgulho LGBTQIA+, Centrum começou a promover com o Botafogo a campanha “Ninguém Cala Esse Nosso Amor”, em apoio a lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, queer, intesexuais e assexuais. Entre as principais ações estiveram o reconhecimento da Torcida LGBTQIA+ do Botafogo, a primeira do clube formada por integrantes da comunidade, e a colocação de uma faixa do grupo na arquibancada do Estádio Nilton Santos.

Além disso, antes do triunfo por 1 a 0 conquistado no dia 30 de junho contra o Vitória, em Volta Redonda (RJ), os jogadores do Glorioso entraram em campo vestindo uma camisa de jogo com a mensagem “#AmorÉAmor” estampada na região do peito. Após a partida, as camisas foram autografadas pelos atletas e colocadas em leilão, com 100% do lucro revertido para um projeto que oferece acolhimento para jovens LGBTQIA+.

Já em novembro, Mês da Consciência Negra, Centrum realizou junto ao Botafogo a campanha “Racismo: o vírus da desigualdade estrutural”. A ação de maior destaque foi o uso de uma camisa alusiva ao combate ao racismo e aos efeitos que ele provoca na saúde física e mental da população negra. Para a ocasião, as tradicionais faixas alvinegras do uniforme do Glorioso foram transformadas em gráficos que evidenciam o problema. Os jogadores usaram a camisa especial na vitória por 1 a 0 sobre o Brasil de Pelotas no dia 21 de novembro, que confirmou o retorno do clube à Série A do Brasileirão.

O projeto Botafogo Seguro somou-se a uma série de ações promovidas ao redor do mundo por Centrum e pela GSK CH. Estão entre elas a doação de mais de 20 mil unidades do multivitamínico para os profissionais de saúde que atuaram no combate à Covid-19 no hospital de campanha do Riocentro e no Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE), ambos considerados referências no tratamento do coronavírus.

(1). Marca líder no mundo segundo dados globais auditados pela IQVIA OTC Global Insights Q2 2019.

Sobre o projeto Botafogo Seguro

O Botafogo Seguro é um movimento gigante de proteção à vida, criado pela agência de marketing Owly, promovido pelo Botafogo de Futebol e Regatas em parceria com a marca Centrum, suplemento vitamínico e mineral número 1 do mundo1. O projeto, uma iniciativa inédita de proteção à vida dentro e fora dos campos, promove ações de prevenção à COVID-19 no Estádio Nilton Santos, um dos mais importantes estádios do país, proporcionando maior segurança para os atletas e para o público.

Sobre a GSK

Uma das indústrias farmacêuticas líderes mundiais, a divisão de Consumer Healthcare da GSK é considerada uma das maiores do mundo. Além disso, a empresa está empenhada em melhorar a qualidade de vida dos consumidores, permitindo que as pessoas façam mais, vivam melhor e por mais tempo. Para mais informações, visite br.gsk.com

Sobre a marca Centrum

Centrum é um multivitamínico com uma linha completa para diferentes tipos de necessidades, que ajudam a complementar uma dieta saudável. Um grande número de evidências sugere que a suplementação das Vitaminas A, C e D, além de minerais como o selênio e zinco, presentes na formulação de Centrum, desempenham importante papel na manutenção do sistema imunológico e as vitaminas do complexo B, que auxiliam na metabolismo energético.

Assessoria de Comunicação