notícia

Sem rodeios

René Simões quer Botafogo forte e coloca o título da Série B como obrigação
Atualizado em 16-01-2015, 21:01

A versão 2015 do Botafogo está diferente e as mudanças não são só no elenco. Com uma nova mentalidade e atitude, o treinador René Simões quer um Botafogo forte, ciente dos seus objetivos em todas as competições no ano. Em sua primeira entrevista coletiva após o início do trabalho, o treinador estabeleceu suas expectativas.

- O Botafogo neste ano não vai ter desculpa. Vamos ter coragem de dizer que queremos ganhar. Temos essa obrigação. Os jogadores também pensam assim. Carioca, Copa do Brasil, nós queremos ganhar. E o Campeonato Brasileiro temos a obrigação de ganhar - enfatizou.

Confira os principais trechos da entrevista coletiva de René Simões no Cefat:

JEFFERSON: O MAIOR REFORÇO

- Jefferson é o grande reforço do Botafogo para este ano. Parece brincadeira, mas não é. Quando ele chegou, vimos os olhos dos jogadores brilhando. Disse a ele que a responsabilidade é grande para liderar, ser a referência da torcida. Até na hora de comer.

EQUIPE PARA O JOGO-TREINO

- Começo com a formação que iniciei o treino de hoje. Óbvio que não vai ser por muito tempo porque quero usar todos os jogadores. De repente de 30 em 30 minutos para ver sistemas diferentes também. Vamos com Jefferson; Gilberto, Roger Carvalho, Alisson e Carletto; Marcelo Mattos, Airton e Elvis; Sassá, Bill e Pimpão.

TODOS SÃO IGUAIS


- Jogador não pode ficar insatisfeito por não conseguir vaga. Aqui não tem coitado, nem paizão, não é clínica de recuperação. São todos profissionais. Se o atleta ficar desmotivado, que mude de profissão. Se estiver insatisfeito, que trabalhe ainda mais. É profissionalismo e meritocracia.

ELOGIOS AO ELENCO

- Este é o melhor grupo que eu já trabalhei. Tenho que parabenizar o Antônio Lopes porque fez algo inacreditável. O Botafogo não pagou um centavo a clube ou agente. Todos vieram sem que o Botafogo gastasse um centavo. E jogadores que nós queríamos.

TOMÁS E PIMENTINHA

- Tomara que cheguem e se enquadrem bem. Ainda falta uma peça que está bem engatilhada. Nosso trabalho está muito encaixado. O que se faz na sala de musculação tem a transferência para o que será usado no campo.

FOLGA NO FIM DE SEMANA

- Seria um treino regenerativo no domingo, mas o time trabalhou muito bem a semana. Eles perguntaram se poderiam ter uma folga no domingo, e eu perguntei se receberia o mesmo grupo na segunda. Eles disseram que sim, então não vi problema. Eles se reapresentam no domingo às 20h30 no Estádio Nilton Santos, e nós voltamos aqui para Várzea das Moças.

ATAQUE QUE SABE FAZER GOLS

- Sassá fez 10 gols na Série B, Bill, Pimpão e Tomás. Olha quantos gols na Série B. Estão acostumados e esse foi um fator preponderante para as contratações. Temos um atacante de 1,93m, o Tássio. Se um jogo estiver difícil, podemos jogar por cima. Eu e Lopes conversamos sobre isso. Teoricamente, está tudo legal. A única promessa que fiz ao torcedor foi que ninguém ia trabalhar tanto quanto nós.

TIME IDEAL

- Quero time que jogue quando tiver a bola e quando não tiver, defenda. É óbvio, mas difícil conseguir. Saída rápida, recomposição. Quero todo mundo que saiba jogar. Não quero ver chutão, se acovardando. Botafogo tem que jogar como time grande que é.

ELOGIOS AO CEFAT

- Estamos num CT marvilhoso. Nós, do futebol carioca, temos que acordar para isso. Se um indivíduo consegue fazer esse CT, porque um clube não consegue? O Sul já está fazendo, Minas Gerais tem centro bem montados. O Nordeste também. Rio tem que acordar para isso.

2014 NO PASSADO


- Ano passado não estava aqui e não sei o que aconteceu. Tenho trabalhado só daqui pra frente. Correções no campo são em cima do que estamos conversando com a equipe. Trabalhado posicionamento, função... Durante um tempo o brasileiro trabalhou a técnica e deu certo. O campo de futebol ficou muito reduzido.

Neste sábado o Botafogo fará um jogo-treino diante do Gonçalense, às 16h30, no Cefat, em Várzea das Moças. A torcida poderá assistir a atividade mediante a doação de um quilo de alimento não perecível.

Confira a galeria de fotos do treino desta sexta-feira nas imagens de Vìtor Silva/SSPress!


Marcos Silva