notícia

Na Final

Sub-20 empata com Flu por 1 a 1 e chega à decisão contra o Fla no OPG pelo 3º ano seguido
Atualizado em 15-11-2014, 20:30

O Botafogo está mais uma vez na final do Torneio OPG Sub-20. Na tarde deste sábado, o Glorioso empatou com o Fluminense por 1 a 1, em Xerém. No outro jogo do grupo, o Vasco também empatou com o Nova Iguaçu. Com isso, os três times grandes terminaram a segunda fase da competição empatados em números de pontos. Porém, o Alvinegro garantiu a vaga na decisão por ter maior saldo de gols.

No outro grupo, o Flamengo bateu o Olaria por 2 a 0 e também conquistou um lugar na final. Pelo terceiro ano consecutivo, Botafogo e Flamengo se enfrentam na decisão do Torneio OPG. Em 2012, o time da Gávea saiu vencedor e no ano seguinte foi a vez do Glorioso levantar o caneco.

Por ter feito a melhor campanha na primeira fase do torneio, o Botafogo tem a vantagem de fazer a segunda partida em casa. O primeiro confronto acontece já no nesta quarta-feira, às 16h, no Estádio da Gávea.

O JOGO

No CT Vale Laranjeiras o clima era de decisão. Dentro de campo, duas equipes dispostas a doarem tudo para buscar a classificação para tão sonhada final do campeonato, bastava apenas uma vitória para carimbar o passaporte da equipe vencedora. Correndo por fora, o Vasco jogava no mesmo horário contra o Nova Iguaçu e dependia de um empate no clássico tentar avançar.

Mesmo jogando fora de casa e sofrendo pressão pela torcida adversária, o Botafogo não se intimidou no início da partida e teve a primeira oportunidade da partida. Aos 10, Verdini acha Luiz Henrique em bonito lançamento longo, o camisa 9 disputa com o goleiro e a bola sobra pra Paulo empurrar para o fundo da rede mas o arbitro assistente anulou a jogada assinalando impedimento.

A partida era disputada lance a lance. Leandro teve uma boa chance de abrir o marcador aos 25 mas parou na boa intervenção do goleiro tricolor. O Fluminense se equiparou a alvinegro no fim da primera etapa. O time da casa teve uma oportunidade em um chute de longe para fora e acertou uma bola na trave com o atacante Euller.

Na volta do intervalo, o técnico Mauricio Ferreira pediu para que a equipe mantivesse a mesma pegada. Dito e feito, o Alvinegro voltou forte e logo aos 10 inaugurou o placar. Leandro puxou um contra-ataque veloz e deu um belo passe de três dedos para Luiz Henrique. O atacante ajeitou a bola com a cabeça e emendou um chute cruzado anotando um golaço. 1 a 0 Fogão!

Pressionado pela torcida a atacar, o Tricolor foi para cima em busca do empate. O jogo ficou mais tenso e disputado e em um lance mais rígido, o Botafogo acabou perdendo um atleta expulso. Com um a menos, Mauricio Souza fechou a equipe e passou a jogar no erro do adversário.

Em vantagem numérica mas atrás do placar, o time da casa apostou todas a suas fichas no fim. O Tricolor das Laranjeiras se lançou todo ao ataque e buscou o gol de qualquer forma. Sempre bem postada defensivamente, a equipe alvinegra segurou a pressão até os 40 minutos, quando em um lance discutível por falta de fair play, o atleta tricolor não devolveu a bola e empatou o jogo. 1 a 1.

O placar seguiu inalterado até o final. O juiz apitou o fim de partida e a situação seguiu indefinida no grupo. Isso porque, Vasco e Nova Iguaçu ainda jogavam. Porém, um pouco depois veio a noticia. Nova Iguaçu e Vasco empataram por 1 a 1. Com o resultado, o Fogão garantiu sua vaga nos critérios de desempate e está na decisão pela terceira vez seguida do Torneio OPG. Emoção pura para essa garotada que tanto merece. Parabéns, base forte!

Botafogo: Saulo; Diego(Erick), Emerson, Verdini e Jean; Dierson, Leandro, Fernandes(Dill) e André; Paulo e Luiz Henrique(Vinicius).
Técnico: Mauricio Ferreira

Fabio de Paula