notícia

Torcida renovada

Pesquisa revela: Botafogo teve o maior aumento entre torcedores jovens
Atualizado em 27-08-2014, 15h30

A 5ª edição da pesquisa "Lance!-Ibope", divulgada nesta quarta-feira, revelou que o Botafogo teve o maior aumento percentual do Brasil entre os torcedores mais jovens (de 10 a 15 anos). O número passou de 0,4% em 2010 para 2,2% em 2014.

Procurado pela reportagem, o Botafogo respondeu em uma nota do presidente Mauricio Assumpção, a qual teve apenas um trecho publicado.

Confira a íntegra da resposta do presidente:

"Este crescimento não é obra do caso. Quando assumimos o clube, em 2009, identificamos que o Botafogo precisava rejuvenescer sua torcida e fizemos um planejamento. Era necessário criar uma marca vencedora, para o jovem se identificar onde o Botafogo estivesse, não apenas no futebol. Então, um dos pontos foi investirmos e acreditarmos no potencial dos esportes olímpicos. Alcançamos um público diferente com conquistas em diversas modalidades, como remo, vôlei, basquete, polo aquático e natação, além de parcerias vitoriosas no beach soccer, no futsal, no judô, no futebol 7 society, no futebol feminino, entre outros.

No futebol de base, voltamos a revelar jogadores de destaque, com identificação com o Botafogo, e a conquistar títulos regionais e internacionais. O torcedor hoje tem orgulho de ver o sucesso de atletas formados no clube. Paralelamente, investimos também em escolinhas por todo o Brasil, onde os jovens criam vínculo com o Botafogo. São 25 franquias, em estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Sergipe, Rio de Grande do Sul e Goiás.

Outra parte do planejamento foi renovar a linguagem nos canais de comunicação do Botafogo exatamente para fortalecer os laços com esta faixa etária mais jovem do torcedor. Foram feitas diversas ações e promoções voltadas para este público, além de eventos. Chegamos a 1 milhão de fãs no Facebook e temos uma participação expressiva da torcida nas redes sociais.

Todos estes fatores culminaram com as contratações de grandes ídolos da torcida, como Jefferson, Loco Abreu e Seedorf. São jogadores importantes para o clube e capazes de atrair jovens torcedores. A renovação no perfil da nossa torcida era fundamental para o Botafogo"


Jovens torcedores do Botafogo com máscara de Jefferson: identificação e renovação


Importância do resultado da pesquisa


Esta faixa etária, de 10 a 15 anos, é considerada crucial por tratar da renovação da torcida, do indicador de tendência de crescimento e pelo tempo que os torcedores ficarão vinculados ao clube. O gerente de Marketing, Daniel Gastaldoni explicou a importância da evolução.

"Esta pesquisa é um indicativo de que estamos no caminho certo. É um trabalho de longo prazo, no qual precisamos acreditar e seguir uma linha que nos trará frutos no futuro.  A equipe de Marketing desempenha o papel de difusor da marca e dos valores do clube, um esforço coletivo que busca criar identificação e engajamento nos mínimos detalhes. Um exemplo é que monitoramos as redes sociais e buscamos ofertar novos serviços e produtos segmentados, cada vez mais baseados na tecnologia e nas experiências diferenciadas", destacou Daniel Gastaldoni.

Os avanços na área de Marketing / Comercial serão tratados mais a fundo em um dos próximos capítulos da série "O Nosso Glorioso", no Site Oficial do Botafogo. Fique ligado!

Botafogo de Futebol e Regatas