notícia

Pinheiros 78 x 82 Botafogo

Com reação incrível no último período, Alvinegro triunfa e avança às semifinais do NBB
Atualizado em 30-04-2019, 23:30

O Botafogo está nas semifinais do NBB 11! Guerreiro e determinado, o time do técnico Léo Figueiró venceu o Pinheiros por 82 a 78, na noite desta terça, no Villaboim, e fechou a série melhor de cinco em 3 a 2. Forte coletivamente, o Alvinegro teve quatro jogadores com dígito duplo em pontuação (Jamaal 21, Cauê 16, Coelho e Diego 11) e mostrou muita consistência para jogar atrás no placar até os últimos três minutos do encontro.  

A partida começou com troca de pontos intensa, onde Jamaal Smith chamou atenção com três bolas de fora do perímetro, mas o Pinheiros conseguiu abrir 22 a 15. Após tempo técnico, Diego acertou mais uma de longe e Guga, no estouro do cronômetro, deu números finais ao primeiro quarto: 22 a 20. Os donos da casa voltaram a ter superioridade na segunda etapa, abriram sete pontos, mas viram Cauê e Jamaal, não deixarem a distância aumentar. No estouro do cronômetro, o placar apontou 38 a 34.

Após o intervalo, os alvinegros tiveram seu pior momento no embate, viram a diferença chegar a dígito duplo, mas lutaram com todas as armas para continuarem vivos na disputa. Cauê e Arthur combinaram 10 pontos e o Botafogo foi para a etapa derradeira perdendo por 61 a 53. Ainda com 7:00 por jogar, a diferença diminuiu para uma posse em lance de três pontos de Diego. Aos 5:30, Coelho acertou bola de três que levou a torcida do Glorioso no Villaboim à loucura e o marcador para 63 a 62. Com nervos a flor da pele, os times voltaram a trocar bolas e o Pinheiros abriu 74 a 70 faltando 1:50 para o fim da partida. Léo Figueiró pediu tempo e, logo na sequência, viu Arthur e Maique deixarem seu time na frente a 00:50. Os paulistas retomaram a liderança com Betinho, mas Cauê respondeu com bola de três e Maique deu toco na sequência para garantir o resultado. Na base das faltas forçadas, Jamaal e Cauê mostraram sangue frio, acertaram todos os lances livre, e fecharam o placar em 82 a 78.

Jogador do Botafogo desde 2017, quando foi campeão e MVP da Liga Ouro, Jamaal terminou mais um jogo dos playoffs como cestinha e exaltou o trabalho do técnico Léo Figueiró. 

- É difícil usar as palavras certas para explicar este momento, estou chegando aqui (semifinal) pela primeira vez. É muito especial! Todo mundo acreditou, nossa torcida sempre apoiou, veio hoje, jogou junto e agora tá comemorando junto com a gente. Quando o Léo chegou, ele mostrou que isso seria possível, pediu nossa união em tudo que fazíamos e crescemos juntos. Tivemos um grande resultado hoje, mas isso vem sendo construído desde o início da temporada. Alcançamos algo grande, mas ainda temos um caminho pela frente. 

O adversário do Botafogo na semifinal do NBB será o Flamengo e o primeiro jogo da série melhor de cinco acontece nesta sexta, às 21h10, em General Severiano. 

 

Walner Junior