notícia

Vaga merecida

Zé Ricardo diz que Botafogo venceu grande equipe e comemora classificação
Atualizado em 21-02-2019, 11h00

Vitória por 1 a 0 no jogo de ida e por 3 a 0 na partida de volta. Os números colocam como incontestável a classificação do Botafogo sobre o Defensa y Justica (ARG) na Sul-Americana. Porém, apesar dos resultados, a vaga não foi fácil.

O Defensa y Justica é vice-líder do Campeonato Argentino e teve duas boas atuações contra o Botafogo. O que faz Zé Ricardo valorizar ainda mais a vaga alvinegra.

O treinador concedeu entrevista coletiva após a partida. Confira os principais trechos:

VITÓRIA NA ARGENTINA

- Penso que o 3 a 0 foi um placar um pouco elástico, mas a classificação foi merecida porque não sofremos gols nas duas partidas. Futebol se ganha de algumas maneiras, se defender bem é uma dessas maneiras. Foi uma das equipes que mais me deu trabalho nos últimos tempos.

O JOGO

- Foi uma partida difícil, enfrentamos uma grande equipe, muito bem coordenada em campo. Com jogadores hábeis, com bom manejo da bola. Não à toa disputa a liderança com o Racing. Nos envolveu no primeiro tempo, muito mais mérito do Defensa, principalmente pelo nosso lado direito. Acabou confundindo a marcação, com Erik e Luiz Fernando.

- Sofremos muito no primeiro tempo. Até digo que por sorte não saímos derrotados no intervalo. No segundo tempo, acertamos posicionamento, paramos de sofrer no lado direito da defesa, o que nos deu mais conforto com a bola. A gente não conseguia ficar com bola.

MARCINHO

- A expulsão do Marcinho não foi justa, mas mesmo assim, a entrega grandiosa dos atletas tem que ser dedicada aos atletas por todo o empenho deles.

TÁTICA

- Nós sabemos que a equipe adversária é forte com a bola. Fizemos uma estratégia com um bloco mais baixo, pressionaram no nosso campo, para ganharmos espaço no costado da defesa. Defensa é muito bem trabalhado, muito bem ordenado. No segundo tempo, conseguimos equilibrar um pouco a bola. O primeiro gol colocou a equipe do Defensa no ataque, naturalmente os espaços apareceram. Trabalhamos bem nessa estratégia.

ERIK E PIMPÃO

- A gente entendeu que Erik não conseguia fechar espaço entre o lateral. A bola estava entrando do zagueiro direto. Como os dois zagueiros são canhotos, a gente entendia que as duas saídas de bola tinha que ser por ali. Pimpão, com taxa de entrega muito grande no campo defensivo, a gente entendeu que a mudança poderia dar muito resultado. Dois jogadores rápidos definiram o placar.

EVOLUÇÃO

- Estamos começando uma temporada, temos 40 dias juntos. Foi nosso oitavo jogo apenas. Tínhamos muitos jogadores machucados. Nosso capitão, Joel Carli, é um dos exemplos. Leo Valencia voltou nesse partida, muitos jogadores jovens. Estamos ainda num estágio abaixo da nossa expectativa. Defensa está num grau de manejo de bola acima que o nosso.

ARBITRAGEM

- No meu país, não costumo falar de arbitragem. Arbitragem uma vez tem atuações que pode nos favorecer e em outras vezes favorece ao adversário. No Brasil, há muitas reclamações. Me parece que no histórico do árbitro de hoje é que ele é um dos árbitros mais conceituados da Conmebol.

Botafogo de Futebol e Regatas