notícia

Experiência importante

Botafogo avalia de forma positiva a participação no Brasileirão de Aspirantes
Atualizado em 05-11-2017, 11:00

O Campeonato Brasileiro de Aspirantes é uma nova competição no calendário do futebol brasileiro. Criado pela CBF, o torneio visa melhorar e otimizar a transição de jogadores da base para o profissional. Em curso, o campeonato é transmitido pelo Canal Esporte Interativo e surge com o potencial para crescimento nos próximos anos.

No Botafogo, que não possui o projeto de uma equipe B ou Sub-23, a competição foi bem recebida pensando na oportunidade de dar minutagem a alguns atletas profissionais e observar os jovens da equipe Sub-20, já visando a temporada de 2018, é o que explica gerente geral da base alvinegra Bruno Lazaroni.

- Nossa participação no Brasileirão de Aspirantes desse ano tem sido fundamental para valorizar e resgatar ativos do clube, como nos casos do Gustavo Bochecha, do Saulo, do Pachu, que não atuavam há algum tempo e também para que pudêssemos testar alguns jogadores que podem estar no elenco profissional em 2018, como nos casos do Kanu e Helerson. Além disso, podemos ver um pouco mais do Fernando e do Wenderson, que já fizeram parte do grupo nesse ano. Então, coloca-los em um contexto mais difícil e com jogos mais competitivos para serem avaliados pelo futebol profissional principalmente, é de grande importância para o clube. - disse Lazaroni.

Até agora, o Alvinegro acumula duas derrotas dentro da competição. Uma contra o Atlético-MG na estreia por 4 a 2 e uma contra o Santos por 2 a 1. Mesmo com atletas bem mais jovens e com menos rodagem, a equipe alvinegra já apresenta evolução no desempenho e na maturidade. Para Manoel Renha, diretor geral da base, a experiência adquirida será de grande valor para os jovens pensando no crescimento profissional deles.

- A ideia inicial de participar do Brasileiro de Aspirantes, que foi organizado em cima da hora pela CBF, era poder dar ritmo de jogo para alguns jogadores que não vinham atuando no profissional. Nós entramos com um time bastante jovem em relação a algumas outras equipes porque a gente não tem uma categoria Sub-23 e nem vai ter.  Acho que a experiência tem sido válida e agrega não só para os que desceram para jogar mas também para os mais novos, até para avaliarmos se eles já estão prontos para enfrentarem equipes profissionais. - falou Renha.

O Botafogo entra em campo hoje (05/11) pela terceira rodada do grupo B para enfrentar o Atlético-PR, às 20h, no Estádio Nilton Santos, com a transmissão ao vivo do canal Esporte Interativo.

Informações gerais:

Partida: Botafogo x Atlético-PR - 3ª rodada - 1ª fase - Campeonato Brasileiro de Aspirantes
Horário: 20h
Local: Estádio Nilton Santos
Ingresso: 1 Kg de alimento não perecível
Entrada: Botafogo - Setor Oeste Inferior / Visitante - Sul
Transmissão: Esporte Interativo

Assessoria de Imprensa