notícia

ONU-Habitat e Botafogo

Clube firma acordo com a Organização das Nações Unidas
Atualizado em 23-10-2017, 16h30

O Botafogo de Futebol e Regatas e o ONU-Habitat (Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos) firmaram parceria a partir dos pilares da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, tendo como ponto de partida o projeto "Botafogo Social". Para marcar o início das ações em conjunto, o Glorioso usará o seu uniforme no jogo desta segunda-feira, contra o Corinthians, no Estádio Nilton Santos, com a logo “ONU-Habitat”, nas mangas, para dar publicidade ao acordo.

- O Botafogo tem o enorme prazer de associar a sua marca a uma entidade como a ONU. Que essa parceria sirva como um incentivo para outras instituições usarem sua influência para melhorar a vida das pessoas. Temos a convicção de que o ONU-Habitat e o Botafogo Social irão impactar positivamente muita gente - destacou Presidente Carlos Eduardo Pereira.

Inicialmente, a parceria entre as duas instituições focará no Botafogo Social: na atuação nas comunidades do entorno do Estádio Nilton Santos, sobretudo na concepção e no desenvolvimento de atividades com os jovens, e na veiculação de importantes mensagens resultantes das discussões e compromissos globais, mas com atuação e impactos locais.

- Para o ONU-Habitat é uma grande oportunidade trabalhar em conjunto com o Botafogo. Temos a certeza do potencial do esporte, ainda mais associado a valores e conduzido com responsabilidade. Um parceiro como o Botafogo é de extremo valor para uma agência das Nações Unidas que cuida das cidades e das pessoas – expressou Rayne Ferretti Moraes, Oficial Nacional para o Brasil do ONU-Habitat.

O trabalho conjunto do Botafogo com o ONU-Habitat partirá dos cinco pilares da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que entrou em vigor em 2016 após ser aprovada na Assembleia Geral da ONU pelos seus 193 Países-Membros. Esses cinco pilares são: Pessoas, Paz, Planeta, Prosperidade e Parcerias, organizados em torno de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e baseados em um princípio fundamental: “Não deixar ninguém para trás”.

O ONU-Habitat é a Agência das Nações Unidas que ajuda os países a transformar suas cidades em lugares mais seguros, mais inclusivos, resilientes e sustentáveis, promovendo oportunidades melhores para que todos e todas possam viver com dignidade. Trabalha por um futuro melhor através da promoção do desenvolvimento social, econômico e ambientalmente sustentável dos assentamentos humanos, buscando moradia adequada para todas as pessoas.

O Botafogo de Futebol e Regatas, clube centenário e campeão em três séculos, com grande histórico na promoção de ações sociais e na formação de cidadãos, procurou o ONU-Habitat para discutir possíveis caminhos para esta parceria que já nasce grande: um dos mais tradicionais clubes do futebol mundial e uma agência da Organização das Nações Unidas, justamente aquela que tem por mandato trabalhar os principais temas que afetam a vida nas cidades.

E, para cumprir com esses objetivos e alcançar resultados concretos, Botafogo e ONU-Habitat se unem em prol de cidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis buscando um amanhã melhor do que ontem a partir de ações do presente.

Assessoria de Imprensa