notícia

O Rio Planta, o Botafogo Cuida

Botafogo e Prefeitura lançam projeto de arborização no Nilton Santos e entorno
Atualizado em 25-09-2017, 13h20

O Botafogo de Futebol e Regatas e a Prefeitura do Rio lançaram na manhã desta terça-feira, no Estádio Nilton Santos, o projeto "O Rio Planta, o Botafogo Cuida", fruto da parceria entre o Glorioso e a Fundação Parques e Jardins (FPJ, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente, a Seconserma). Estiveram presentes o Presidente do Botafogo Carlos Eduardo Pereira, o Vice-Prefeito Fernando Mac Dowell, o Secretário de Conservação e Meio Ambiente Rubens Teixeira, o Vice-Presidente Geral Nelson Mufarrej Filho, o Vice-Presidente Paulo Kleinberger, o Vice-Presidente Executivo Luis Fernando Santos, entre outras autoridades, e os ídolos alvinegros Roberto Miranda, Carlos Roberto e Moreira.

A ação consistiu no plantio de aproximadamente 160 mudas de árvores no interior e no entorno do Complexo Esportivo Nilton Santos, e também em ruas do Bairro Maravilha Engenho de Dentro. Dentre as espécies escolhidas estão presentes importantes exemplares da flora brasileira, como o Pau-Brasil, espécie histórica ameaçada de extinção, e o Jequitibá-Açu, a árvore-símbolo do Rio de Janeiro.

- É um prazer enorme para o Botafogo participar deste projeto em parceria com a Prefeitura do Rio. O Estádio Nilton Santos está em um processo irreversível de sustentabilidade e esta parceria vem para potencializar esta nova mentalidade - destacou o Presidente Carlos Eduardo Pereira.

- Tornar o Nilton Santos um local ainda mais aprazível também vai de encontro ao planejamento estratégico de aproximar o Botafogo da população do entorno, um segmento fundamental para o desenvolvimento do estádio - completou o Vice-Presidente Geral Nelson Mufarrej.

Elaborado pelas Diretorias de Arborização e Projetos da FPJ, o plano de ação consiste no plantio de até 160 mudas de arbóreas, assim distribuídas: no entorno do Complexo Nilton Santos serão plantadas mudas de Pau-Ferro, árvore nativa da mata atlântica, muito visada para o paisagismo por suas características ornamentais e de sombreamento, que pode atingir de dez a 20 metros de altura. Sem contar que o manchado do tronco, mesclando preto e branco, remete às cores da bandeira do Botafogo.

No interior do estádio serão plantadas mudas de Pau-Brasil, que fornece boa sombra e é muito usada no paisagismo e na arborização urbana, podendo atingir altura entre dez e 20 metros. Outra espécie é o Jequitibá-Açu, que vive por centenas de anos e sua altura pode ultrapassar 30 metros. Estas mudas dentro do perímetro do Nilton Santos terão um diferencial interessante para a torcida alvinegra, como explica o Vice-Presidente Administrativo Paulo Kleinberger.

- O Botafogo se destaca por sempre homenagear e reverenciar os seus ídolos. Neste projeto, eles mais uma vez serão protagonistas. A ideia é que cada espécie plantada no interior do Estádio esteja associada a ídolos e personalidades da história do clube enquanto as do entorno a personagens botafoguenses da história da cidade do Rio de Janeiro - afirmou Kleinberger, idealizador do projeto.

No estacionamento, serão plantadas mudas de Jacarandá, espécie também bastante utilizada na ornamentação de ambientes e no paisagismo de avenidas e parques pela beleza de suas flores, que pode chegar a medir 15 metros, assim como cerca de 100 bougainvilles que serão plantadas na parte superior do Estacionamento Norte 2, fazendo sombra para aqueles que passarem no local.

O "Rio Planta, o Botafogo Cuida" também está investindo em ações nas escolas municipais próximas ao estádio (com palestras sobre educação ambiental e plantio de árvores nas unidades) para que os alunos estejam engajados na preservação das árvores plantadas no local, criando uma relação de identidade com o meio ambiente.

O CRÉDITO DA FOTO É OBRIGATÓRIO: Vítor Silva/SSPress/Botafogo O CRÉDITO DA FOTO É OBRIGATÓRIO: Vítor Silva/SSPress/Botafogo O CRÉDITO DA FOTO É OBRIGATÓRIO: Vítor Silva/SSPress/Botafogo O CRÉDITO DA FOTO É OBRIGATÓRIO: Vítor Silva/SSPress/Botafogo

O CRÉDITO DA FOTO É OBRIGATÓRIO: Vítor Silva/SSPress/Botafogo

GALERIA DE FOTOS (Crédito: Vitor Silva / SSPress / Botafogo)

Asssessoria de Imprensa