notícia

Botafogo 1 x 0 Grêmio

Leandrinho marca, Gatito pega pênalti e Fogão vai a 28 pontos no Brasileirão!
Atualizado em 13-08-2017, 20h52

 

 

 

No dia que Jair Ventura completou um ano como treinador, um bonito gol de Leandrinho, Gatito Fernández inspirado pegando até pênalti e um time organizado mesmo poupando titulares. Com estes ingredientes, o Botafogo venceu o Grêmio por 1 a 0, neste domingo, no Estádio Nilton Santos, e chegou a 28 pontos no Campeonato Brasileiro!

O próximo duelo no Brasileirão é com a Ponte Preta, domingo, em Campinas. Antes, o Fogão enfrenta o Flamengo, quarta, no Estádio Nilton Santos, no jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil. A torcida alvinegra está convocada!

O JOGO

Botafogo e Grêmio, os dois únicos clubes do Brasil vivos em três competições (Conmebol Libertadores Bridgestone, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro). Após se classificarem para as quartas de final do torneio continental e com a semifinal da Copa do Brasil pela frente no meio da semana, ambos optaram por poupar titulares.

Com o apoio da torcida, o Botafogo começou bem e não tardou a abrir o placar. Aos 6 minutos, Leandrinho roubou bola, Brenner deu ótimo passe e o meia tocou por cima de Paulo Victor, para balançar a rede! Botafogo 1 x 0 Grêmio!

O Fogão seguiu em cima e teve chances de ampliar. Aos 9, Gilson cruzou, a bola desviou e Paulo Victor espalmou por cima. Aos 11, Valencia recebeu na área, cruzou forte e quase Emerson Silva desviou. Guilherme e Matheus Fernandes tiveram oportunidade, mas as finalizações pararam no goleiro.

Aos poucos, o Grêmio melhorou e passou a ter a posse de bola. Everton tentou duas vezes, uma na rede por fora, outra para defesa de Gatito. Até que, aos 44, o árbitro marcou pênalti após bola que explodiu em Matheus Fernandes na barreira. A apreensão no Estádio Nilton Santos se tornou comemoração após mais uma grande defesa de Gatito Fernández, esta na cobrança de Marcelo Oliveira!

O segundo tempo começou com um susto, em cabeçada de Everton por cima após cobrança de lateral. Outro lance perigoso foi cobrança de falta de Lincoln sobre o alvo.

Entretanto, as melhores oportunidades eram do Botafogo. Aos 4, Brenner entrou pela direita e bateu cruzado, a bola passou na frente do gol. Aos 9, Bruno Silva deu ótimo passe de calcanhar, Valencia finalizou e Paulo Victor espalmou. Aos 19, Arnaldo arrancou pelo meio, passou por três e bateu, o goleiro tirou de novo.

O Grêmio tentava pressionar e colocava atacantes, chegou em chute de Dionathã que Gatito pegou. Mas os visitantes deixavam espaço. O Botafogo desperdiçou um contra-ataque em que Valencia carregou pelo meio, demorou e foi travado. Aos 36, foi a vez de Guilherme arrancar e, livre, mandar colocado por cima.

Guilherme, de cabeça, deu trabalho a Paulo Victor Luis. Victor Luiz, cruzado, mandou com perigo. O Grêmio assustou em jogada individual de Fernandinho, que terminou em finalização desviada para fora. No fim, Gilson ainda quase fez o segundo do Fogão, em chute rente à trave. Mas a vitória já estava garantida: Botafogo 1 x 0 Grêmio!

GALERIA DE FOTOS (Vitor Silva / SS Press / Botafogo)

 

BOTAFOGO: Gatito Fernández, Arnaldo (Emerson), Marcelo, Emerson Silva e Gilson; Matheus Fernandes, Bruno Silva, Leandrinho (Victor Luis) e Valencia; Guilherme e Brenner (Fernandes). Técnico: Jair Ventura.

Danilo Santos