notícia

É campeão!

Botafogo vence o Joinville por 90 a 68, fica com o título da Liga Ouro e se garante no NBB
Atualizado em 01-07-2017, 08:01

O Botafogo está de volta à elite do basquete nacional! Jogando no Oscar Zelaya completamente lotado, o Glorioso venceu o Joinville por 90 a 68 no JOGO 5 das finais e conquistou o título da Liga Ouro. Agora, a Estrela Solitária vai brilhar no Novo Basquete Brasil 2017/2018.

Como já havia declarado, Jamaal entrou na decisão para aproveitar o momento e fez com maestria. O norte-americano comandou a primeira corrida do time e, com duas bolas de três, ajudou a consolidar a vantagem de 12 a 4 em três minutos de partida. A resposta catarinense veio após o pedido de tempo e o equilíbrio, característico da série, chegava a General Severiano para decretar o empate de 24 a 24 no primeiro quarto. 

Seguindo a tônica dos confrontos anteriores, as equipes tiveram uma agitada troca de pontos no segundo período mas os visitantes seguiram na frente até o último minuto da etapa. Jamaal Smith, dono da noite, apareceu com sua terceira bola de três e uma assistência para Douglas, também do perímetro, acertar para fazer 41 a 39 dando ao Fogão a liderança antes do intervalo.

Os atletas do Glorioso pisaram na quadra para o terceiro quarto dispostos a decidir o título e conseguiram. Arnaldinho e Phill apareceram bem nos tiros do perímetro enquanto o trabalho defensivo do Alvinegro anulava o Joinville com ótimas atuações de Wes, David e Roberto para abrir 57 a 44. Sob a batuta de Jamaal, que distribuia assistências, o volume ofensivo imposto contribuiu  para as cravadas de Roberto e um tiro pra três de David que fizeram o Botafogo terminar a etapa vencendo por 68 a 53.

Sentindo a euforia das arquibancadas, Márcio Andrade fez questão de exigir foco na quadra e viu seu quinteto deslanchar no início do último período da série. Roberto continuou a sequência de cravadas e aos três minutos, o Alvinegro liderava por 76 a 57. Wes e Jamaal se aproveitavam da situação com paciência para abrir espaços na defesa adversária e do outro lado Feliz destribuía tocos. Aos 6 minutos jogados da última etapa, a vantagem era de 81 a 60 e a torcida era só festa no Oscar Zelaya. A dois minutos do título, Arnaldinho e Roberto anotaram os últimos pontos do Botafogo na Liga Ouro para fechar o JOGO 5 em 90 a 68. Começava a festa em General Severiano.

(Fotos: Satiro Sodré e Vítor Silva/ SS Pres/ Botafogo)

Campeão da Liga Ouro

Na cerimônia de premiação, Jamaal recebeu o prêmio de MVP das finais. O norte-americano foi o cestinha da série e no último jogo da competição e anotou 20 pontos, sete rebotes e sete assistências. Roberto, outro destaque da partida, teve sua melhor atuação na temporada com 14 pontos, sete rebotes e cinco assistências. Márcio Andrade, técnico da equipe, valorizou a conquista e destacou a forte defesa no terceiro período.

-  O grupo está de parabéns, cumpriu o plano de jogo e consolidou a vitória no terceiro período. Nossas trocas funcinaram perfeitamenta, temos um plantel nivelado e isso nos ajudou muito a pressiona-los no ataque. Tiramos os espaços dos chutadores do Joinville e não pecamos por ansiedade na frente. Isso nos fez ganhar o título hoje!

Jamaal e Roberto

- A partir do momento que o Roberto entendeu a contribuição defensiva que ele poderia nos dar, cresceu muito de produção. Recuperou posses de bola, deu tocos, e na frente soube se posicionar muito bem. Jamaal é um jogador fora de série e mostrou isso durante toda competição, merecendo os dois troféus de MVP.

Com o título da Liga Ouro, o Botafogo garantiu presença no NBB 2017/2018 e está de volta à elite do basquete. Antes disso, o Clube disputa o Campeonato Estadual a partir de setembro. 

 

Walner Junior