notícia

Linha do Tempo

Confira a cronologia do Estádio Nilton Santos, inaugurado há 10 anos
Atualizado em 30-06-2017, 08h00

1) Em 2002, uma grande vitória para o esporte brasileiro: o Rio de Janeiro foi eleito a cidade-sede dos Jogos Pan-Americanos de 2007. Por 30 votos a 21, a Cidade Maravilhosa venceu a americana San Antonio em eleição realizada pela Organização Desportiva Pan-Americana, na Cidade do México. Com o melhor projeto técnico, em que era previsto a construção de um Estádio Olímpico, estava plantada a semente do futuro Estádio Nilton Santos.

2) A pedra fundamental do Estádio Olímpico Nilton Santos foi lançada em dezembro de 2003. Cerca de 4 mil operários tiveram o privilégio de participar da construção do colosso que viria a se tornar um dos locais mais desejados do mundo para se estar. A obra foi concluída em 2007, pouco antes do Pan.

3) O Estádio Olímpico foi inaugurado no clássico mais antigo do Rio, Botafogo x Fluminense, em 30 de junho de 2007. No placar, deu o esperado, 2 a 1 para o Glorioso, com dois gols de Dodô. O primeiro gol foi marcado por Alex Dias. Era o início de uma relação íntima do clube com o estádio.

4) Durante o Pan-Americano, o Estádio Olímpico Nilton Santos recebeu partidas de futebol e atletismo. A primeira disputa esportiva do torneio no Estádio Olímpico ocorreu no dia 12 de julho, na vitória do brasil sobre o Uruguai, por 4 a 0, pelo futebol feminino. A primeira medalha foi entregue à cubana Yipsi Moreno, que bateu o recorde no lançamento de martelo feminino.

5) Considerado, na época da construção, o mais moderno e bonito da América Latina, o Estádio Olímpico teve sua licitação vencida pelo Botafogo, em agosto de 2007.

6) O primeiro compromisso do Botafogo como administrador do estádio se deu de forma apoteótica: público de 39.500 torcedores e uma linda festa nas arquibancadas. Foi a partida contra o River Plate, válida pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana. Joílson deu um chutaço de fora da área, aos 44 minutos do primeiro tempo, e marcou o gol da vitória por 1 a 0.

7) Em 2016, outro grande momento da curta história do Estádio Nilton Santos. Foi um dos principais palcos da Olimpíada Rio 2016. Assim como no Pan de 2007, recebeu partidas de futebol e disputas no atletismo. O Botafogo lançou a campanha #FogoOlímpico e estimulou os seus torcedores e irem ao estádio divulgando as cores do Fogão.

8) Em janeiro de 2017, a gestão do Presidente Carlos Eduardo Pereira realizou um sonho antigo da torcida do Botafogo. O Estádio Nilton Santos mudou as tradicionais cores azuis das cadeiras para branco e preto. Nas arquibancadas, algumas cadeiras foram desenhadas no formato do escudo do clube e o setor Leste Superior recebeu sigla "BFR", para o orgulho de milhões de apaixonados alvinegros.

9) Em fevereiro de 2017, uma linda homenagem ao maior lateral-esquerdo de todos os tempos. O Prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, atendeu ao pedido do Presidente Carlos Eduardo Pereira e ratificou "Estádio Olímpico Nilton Santos" como nomenclatura oficial da Casa do Botafogo. A mudança foi publicada no Diário Oficial.

10) O Estádio Nilton Santos completa 10 anos em 30 de junho de 2017. Parabéns!

Botafogo de Futebol e Regatas