notícia

Experiência Gloriosa

Após o título conquistado pelo sub-18, Botafogo colhe os frutos da viagem a Abu Dhabi
Atualizado em 24-04-2014, 19h11

A conquista da Zayed Cup Junior pela equipe Sub-18 do Fogão, em Abu Dhabi, trouxe inúmeras experiências positivas para o Glorioso. Em parceria com a empresa Fatto Gestão, a equipe alvinegra viajou para a disputa do torneio internacional e além do título da competição trouxe na bagagem vivências importantes e possibilidades de frutos futuros ao clube.



Sobre o Torneio

A Zayed Cup Junior foi uma competição organizada pela equipe do Al Wahda, dos Emirados Árabes, e reuniu grandes clubes do mundo inteiro. A edição contou com a presença de seis equipes, que se enfrentaram em um formato de pontos corridos em turno único.

O Fogão foi campeão após 5 rodadas e 10 pontos conquistados. Com 3 vitórias, 1 empate e apenas 1 derrota, o Alvinegro teve a melhor campanha da competição. Vale ressaltar que uma das vitórias da equipe foi a goleada histórica de 7 a 0 sobre o Atlético de Madrid.



Experiência para os jovens alvinegros

Um aspecto importante proporcionado pela viagem a Abu Dhabi foi a experiência adquirida pelos jogadores das categorias de base que viajaram.  Os jovens tiveram a oportunidade de vivenciar a rotina e a cultura de um novo país. Além de encarar partidas de alto nível e poder enfrentar clubes grandes do mundo inteiro que apresentam diferentes estilos de jogo.

Segundo Felipe Arantes, diretor de Departamento Internacional do Botafogo, a viagem possibilitou um amadurecimento e um salto na formação da carreira dos atletas.

"Foi um intensivo de futebol. Em onze dias de viagem, eles ganharam dois ou três anos na formação como jogador. Eles passaram por situações que serão encontradas quando se tornarem profissionais e o histórico da viagem ajudará esse atletas a não tomar decisões equivocadas. Essa viagem vai valer muito na formação da carreira desses jovens", afirmou Felipe.

Para Arruda, volante da equipe, a experiência internacional foi bastante positiva e fez com que o grupo se fortalecesse.

"Sabíamos das dificuldades que iríamos encontrar, enfrentamos equipes muito qualificadas. Posso dizer que que para superar isso, ficamos mais unidos do que já éramos. A experiência adquirida foi única e muito boa para nosso crescimento. Foi um período muito proveitoso", disse o volante.



Valorização do clube no exterior

Toda a grandeza do Botafogo é vista e reconhecida em viagens internacionais. A camisa Gloriosa impõe respeito e conquista admiração por onde passa. Não foi diferente em Abu Dhabi, com a visita da delegação alvinegra, a marca Botafogo foi fortalecida na região. Garrincha, Jairzinho, Nilton Santos foram nomes constantemente lembrados por todos e ver jovens talentos alvinegros empolgou o público.

Além dessa relação entre culturas, outro aspecto importante é a rede de observaçao de jogadores. Segundo Felipe Arantes, foi criada uma relação interclubes e a possibilidade de intercâmbio de jogadores do Al Whada para o Glorioso existe.

"Eu observei alguns jogadores que poderão vir para o Botafogo. Poderemos iniciar um intercâmbio de jogadores com o clube anfitrião do torneio, o Al Wahda, buscando intensificar cada vez mais essa relação interclubes", comentou o diretor.

Sobre a Fatto Gestão

A Fatto Gestão é uma empresa de marketing estratégico, especializada em gerenciamento de Brand, negociação de contratos e assessoria financeira. A companhia conta com um time de profissionais renomados, tal como o consultor e renomado publicitário Lula Vieira. Com forte presença no mercado árabe, a companhia abrirá um novo escritório em Dubai com o objetivo de aproveitar o movimento da realização da Copa do Mundo no Qatar em 2022.

Leandro Lima, sócio-diretor da Fatto Gestão, comentou a aproximação entre os clubes.

“Após altos investimentos no mercado europeu, os árabes começam a enxergar o Brasil como uma grande oportunidade para parcerias técnicas e comerciais. Mas para atrair este investimento, é necessário preparação e renovação do modelo atual de gestão de clubes tornando viável e aceitável para qualquer investidor. O Botafogo sai na frente em relação ao outros clubes na busca deste investimento”, afirmou Leandro.

Confira galeria especial de fotos do Botafogo em Abu Dhabi!




Fabio de Paula