notícia

Alto nível de competição

Sub-12 do Botafogo/Trops disputará o mundialito em Barcelona; Sub-9 e 11 jogam a GoCup
Atualizado em 03-04-2017, 15:04

O Botafogo é presença certa no Mundialito de futebol infantil de 2017. Em parceria com a TROPS, núcleo oficial do clube, o Glorioso enviará sua equipe Sub-12 para a disputa do torneio em Barcelona, na Espanha. A competição acontecerá entre os dias 6 e 18 de abril e contará com a presença de grandes clubes do futebol mundial.

Sem título

Sabendo da importância da experiência que o torneio proporcionará para a formação dos meninos, Vinícius Nogueira (Técnico da equipe Sub-14 do Glorioso) foi escolhido para acompanhar de perto a participação da garotada mais nova.

Para Bruno Lazaroni, gerente geral das categorias de base do clube, competições desse nível e a oportunidade de enfrentar outras escolas de futebol ao redor do mundo, são fatores enriquecedores para o processo de formação integral do jovem atleta, no qual o Botafogo preza e estimula.   

- É uma experiência muito rica a nível cultural e esportivo. Acredito que faz parte da formação do atleta vivenciar outras culturas e formas de jogar. Então, pensando na forma como o clube se preocupa com a formação integral, disputar essa competição contra grandes clubes do mundo, vai ser algo enriquecedor para esse meninos. - disse Lazaroni.

Com um modelo adaptado paras as crianças desenvolverem o aprendizado, ou seja, em um campo reduzido, com a baliza menor e contando com 6 atletas na linha, o mundialito é um torneio referência no futebol de base mundial. O Botafogo/TROPS integra o grupo 31 da competição, juntamente com o Kashima Antlers-JAP, Nido Aguila-EUA, EFB UD Salou-ESP e Gimnastic de Manresa-ESP.

Equipes Sub-9 e Sub-11 do Botafogo/TROPS viajam para disputar a GoCup, em Góias

Em paralelo ao mundialito Sub-12 que acontecerá em Barcelona, outra competição importante no calendário de base também ocorrerá entre os dias 8 e 15 de abril. Trata-se da GoCup, torneio que reúne as maiores equipes do Brasil, além de clubes tradicionais de fora do país. O Botafogo, em mais uma parceria com a TROPS, enviará suas equipes Sub-9 e Sub-11 para a disputa do campeonato.

- Competições desse nível (GoCup e Mundialito) são excelentes para o desenvolvimento das crianças e jovens em formação. Primeiro porque são realizadas em formato totalmente adaptado para a faixa etária. Campo reduzido, número de atletas reduzido, baliza menor, bola menor e mais leve e ainda substituições livres. isso tudo propícia uma participação mais efetiva dos meninos, favorecendo a compreensão e o conceito do jogo e o desenvolvimento técnico e tático.
Também é uma oportunidade de vivenciar a rotina de atleta, a emoção de jogar com grandes equipes e ter um rico intercâmbio cultural, trocando experiências com Clubes de todo o Mundo. - afirma Vanessa Tristão, diretora do núcleo oficial TROPS.

Sem título

Além da parceria em competições de alto nível, Botafogo e TROPS andam juntos também na formação dos jovens alvinegros. Vanessa comemora o sucesso e conta um pouco de como funciona o trabalho alinhado entre o núcleo TROPS e a base alvinegra.

- A parceria entre Trops e Botafogo está cada vez mais alinhada. Os professores do Trops participam periodicamente de cursos junto à Base para que o trabalho de desenvolvimento das crianças e jovens seja sempre de acordo com a metodologia do Clube. Somos uma importante fonte de captação de novos talentos já que os meninos vão sendo trabalhados aqui desde muito novinhos, com 6/7 anos, dentro de um ambiente lúdico, divertido, mas muito comprometido com o desenvolvimento deles e onde já há uma forte identificação com o clube. Isso já dá uma base diferenciada para os meninos, que mesmo com 11/12 anos, início do ingresso na base do clube, já chegam bem desenvolvidos e com boa experiência. - explicou.

Sem título

Fabio de Paula