notícia

Futebol inclusivo e acessível

Clássico entre Botafogo e Flamengo no Maracanã terá narração para torcedores cegos
Atualizado em 03-11-2016, 20h00

O clássico entre Botafogo e Flamengo, neste sábado, às 17h, pelo Campeonato Brasileiro, terá uma novidade. Pela primeira vez desde a Copa do Mundo, o Maracanã terá o serviço de Narração Audiodescritiva, uma modalidade de locução criada para melhorar a experiência de torcedores com deficiência visual nos estádios de futebol.

A narração será transmitida pela 88,7 FM, aberta e com início 15 minutos antes do jogo. O Botafogo apoia o serviço. A iniciativa é da ONG Urece Esporte e Cultura, que recebe apoio do programa Football for Hope da FIFA. A Narração Audiodescritiva busca descrever em tempo real a partida e toda a atmosfera do jogo, incluindo detalhes da torcida, estrutura do estádio, jogadores reserva, arbitragem etc. O objetivo é que o torcedor com deficiência visual tenha uma experiência mais completa, tendo acesso às informações visuais da partida através da narração. A transmissão é feita por rádio, podendo ser acessada de qualquer setor do estádio.
 
Leve rádio ou celular que tenha rádio e fone de ouvido para aproveitar a experiência. Lembrando que o estádio do Maracanã tem gratuidade para pessoas com deficiência.

Sobre a Urece:
A Urece Esporte e Cultura é uma associação sem fins lucrativos fundada em 2005 e que busca promover inclusão de pessoas com deficiência visual através do esporte e da acessibilidade.
www.urece.org.br