notícia

Sua estrela vai brilhar

BotaSangue movimentará bancos de sangue Santa Teresa, em Petrópolis, e Serum, no Rio
Atualizado em 14-09-2016, 15h00

Em sua 9ª edição em Petrópolis e em sua 2ª edição no Rio, a campanha BotaSangue começará no dia 15 e seguirá até dia 25 deste mês, com apoio do Botafogo. Os bancos de sangue Santa Teresa, em Petrópolis, e Serum, no Rio de Janeiro, receberão os doadores. O objetivo é aumentar o número de doação de sangue e estabelecer estoques seguros e adequados, visto que nesta época do ano as doações caem, mas, em contrapartida, as transfusões continuam sendo realizadas na mesma velocidade.

Segundo o supervisor de captação Vinícius Queiroz, apesar de a campanha ter apoio dos botafoguenses e do próprio clube, torcedores de todos os times são bem-vindos nessa ação em favor da vida.

- A solidariedade é universal e independe do time do coração ou de qualquer outra coisa. As pessoas estão nos leitos dos hospitais dependendo dessas doações. Nosso desejo é para que as pessoas se unam e despertem para a doação - afirma.

Os primeiros voluntários a comparecerem aos bancos de sangue Santa Teresa e Serum serão homenageados com uma camiseta exclusiva da campanha. Serão sorteados brindes do Botafogo entre os doadores.

Sobre o Banco de Sangue Santa Teresa

O Banco de Sangue Santa Teresa é responsável por realizar, em média, 650 transfusões por mês e precisa de 65 doações por dia para atender esta demanda com segurança. O sangue coletado ajuda a salvar vidas de pacientes tanto do SUS quanto da rede particular. São pessoas atendidas em prontos-socorros e nos hospitais Santa Teresa e Unimed, além de pacientes encaminhados pelas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), que dependem dessas doações todos os dias.
Para doar basta comparecer ao Banco de Sangue Santa Teresa qualquer dia da semana, inclusive aos sábados, domingos e feriados, das 7h às 18h. A unidade está localizada no térreo do Hospital Santa Teresa, na rua Paulino Afonso, 477, bairro Bingen. O local possui estacionamento para doadores. Mais informações pelos telefones (24) 2245-2324 ou (24) 99269-4355.

Sobre o Banco de Sangue Serum

O Banco de Sangue Serum atua há mais de 24 anos em todo o Estado do Rio de Janeiro atendendo aos hospitais públicos e privados da região e precisa de, no mínimo, 70 doações por dia para atender a esta demanda com segurança. O sangue coletado ajuda a salvar vidas de pacientes de 18 hospitais públicos e privados localizados nos municípios do Rio de Janeiro e Baixada Fluminense. Para doar basta comparecer no Hospital da Ordem Terceira do Carmo, 3º andar, na rua do Riachuelo, n° 43, no Centro do Rio de Janeiro – próximo aos Arcos da Lapa. O horário é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h e aos sábados das 8h às 12h.

Veja como é fácil doar  
 
Os interessados precisam pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Não é necessário fazer jejum, mas é preciso esperar 3 horas após o almoço ou a ingestão de alimentos gordurosos. No local, basta apresentar um documento oficial com foto e ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização e estar acompanhados por um responsável). O voluntário não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação. Quem tiver feito tatuagem e/ou piercing recentemente precisa aguardar 12 meses após o procedimento, e quem fez endoscopia deverá aguardar 6 meses após a realização do procedimento.

Botafogo de Futebol e Regatas