notícia

Favorável

Ricardo Gomes comemora evolução e Botafogo de bem com as redes
Atualizado em 08-07-2016, 14:00

O próximo desafio do Botafogo no Campeonato Brasileiro será diante do Coritiba, sábado, no Estádio Couto Pereira. Fora da zona de rebaixamento, o Glorioso evoluiu nas últimas rodadas, endurecendo diante dos adversários e conquistando pontos importantes. O treinador Ricardo Gomes ressaltou a melhor da equipe, principalmente quanto ao maior número de gols. Para Ricardo, a fase está mudando e a hora é de buscar mais pontos para alcançar objetivos maiores na competição nacional.

- É um alívio para todo mundo. Isso acontece, mas essa fase de contusões e falta de gols parece que está saindo da nossa rotina, o que é muito importante. Mesmo com três gols no Atlético nós perdemos o jogo, serve para ver a dificuldade do nosso campeonato. Já vi de tudo, mas o equilíbrio desse Brasileiro em todos os setores da tabela não se vê pelo mundo. Temos que trabalhar bastante. O futebol não é uma ciência exata e é preciso ter paciência para superar a fase ruim e marcar muitos pontos para chegar numa outra zona - disse.

A subida de produção é clara, muito pela volta de jogadores antes lesionados e a chegada de reforços, como Camilo e Pimpão, titulares no último jogo, a vitória contra o Santa Cruz por 2 a 1 em Juiz de Fora. Resultado que tirou o Glorioso das últimas colocações e deixou a equipe na 15ª posição com 15 pontos somados.

- Tenho certeza que a melhora se deu pela repetição do time, o que já acontece há dois jogos, diminui o risco do desequilíbrio, que hora acontece pela escalação e em outras vezes pelas lesões. Se recupera um jogador e ele fica uns dois meses parado... Ele só vai começar a evoluir em dois ou três jogos. É o nosso trabalho, fazer a leitura desse cara. O Carli, por exemplo, já poderia estar na lista, mas como estamos com Emerson, Renan Fonseca e Emerson Silva, vamos melhorar o Carli para uma outra situação, o que não dá para fazer lá na frente com o Sassá, que é outro risco. Olha só como funciona... É nosso dia a dia e não vou correr o risco de colocar o Carli se posso optar para que jogue na Copa do Brasil. No risco pode dar certo ou não - frisou.

Confira os principais trechos da entrevista coletiva do treinador Ricardo Gomes:

TREINO FECHADO

- Surpresa não, mas para ficar reservado e falar coisas. Vocês(imprensa) escutam tudo e é bom dar uma segurado pela nossa privacidade. Esse é o motivo do trabalho mais restrito.

CONFRONTO DIRETO CONTRA O CORITIBA

- Eles tem um time bem armado. Nós não mudamos muito no último jogo, são quase três jogos com a mesma equipe. Estou esperando o Camilo e o Sassá para decidir. Independentemente dos três atacantes deles. Mas quais atacantes? Depende muito dos jogadores que tem à disposição para depois encontrar o equilíbrio.

PRA CIMA DELES?

- Depende da proposta. A nossa é sempre dominar o adversário, mas nem sempre você consegue. Jogando fora é ainda mais difícil. Vamos ver a estratégia do Coritiba, que vocês já adiantaram que será com três atacantes. Se não der para dominar nós recuamos e vamos para o contra-ataque. Fizemos uma semana de trabalho para estar pronto e responder qualquer situação.

CAMILO JOGA?

- Uma expectativa minha também. Ele entrou muito bem, deu uma força no meio com criatividade e dinamismo. Temos essa dúvida até a hora do jogo, mas o Camilo viaja.

E AS CHANCES DO SASSÁ?

- São boas, mas o sassá vem de uma lesão séria no ano passado. Operou e voltou ainda com uma situação física precária. É um jogador de velocidade e isso tem uma diferença em relação aos outros, ele explora mais o campo. Acho que o Sassá vai conseguir fazer no máximo uma hora de jogo caso seja liberado pelo departamento médico. Nossa expectativa é que em quinze dias ele consiga jogar sem que tenhamos que tirá-lo. Hoje ele participou da atividade, mas com restrições.

NOVAS POSSIBILIDADES

- Agora conto com mais opções, alguns jogadores ainda buscando a melhor forma. O segundo semestre é bem diferente do primeiro. É o caso do Canales, que já trabalha no campo e o Carli, que está recuperando e deve voltar na Copa do Brasil. Parece que a fase mais complicada já passou e agora temos que recondicionar esses jogadores e colocá-los no melhor da sua forma.

Veja a galeria de fotos do treino desta sexta-feira. Imagens de Vitor Silva / SS Press / Botafogo:

 

Marcos Silva