notícia

Bem representado

Atletas Sub-20 do Fogão fazem bonito e conquistam a Dallas Cup em intercâmbio nos EUA
Atualizado em 29-03-2016, 10:30

O Botafogo foi muito bem representado em solo norte-americano. Em parceria com o Golden State, o Glorioso enviou no começo do mês seis atletas da equipe Sub-20 para passarem por um período de intercâmbio no país. Claysson, Luca, Marlon, Ion, Ezequiel e Joel, receberam a oportunidade e mostraram do que a base alvinegra é capaz. Juntos, os jovens contribuíram para a conquista da Dallas Cup e voltaram com uma experiência incrível

- Nossos atletas foram muito bem dentro das características individuais de cada um. Eles colaboraram bastante com o time, tanto que tivemos 3 atletas (Ion, Ezequiel e Claysson) como titulares na final do torneio. O Luca foi titular até as quartas, mas acabou se machucando e ficando fora dessa fase final. O Joel e o Marlon também sempre entravam durante os jogos. Todos fizeram exatamente o que fazemos no Brasil, dentro da nossa metodologia de trabalho, vieram pra cá e conseguiram reproduzir isso. Então, mostrando boa técnica, sendo bem aplicados taticamente e fazendo o que era pedido, todos tiveram ótima participação. - comentou Victor Aurélio, coordenador do departamento de captação alvinegro, que acompanhou os meninos na viagem.

Victor, que faz um excelente trabalho de captação de talentos para a base alvinegra, elogiou a oportunidade dada pelo Botafogo a esses atletas. Para ele, os meninos passaram por uma rotina parecida com que vão encontrar no futebol profissional e isso os ajudarão a enfrentar tal situação com mais naturalidade no futuro. 

- Essa oportunidade que o Botafogo promoveu para eles foi sensacional pelo lado social e cultural, pois eles interagiram com atletas do mundo inteiro. A Dallas Cup é muito forte nos EUA, é um dos campeonatos mais conhecidos da base americana e que reúne times do mundo inteiro. Eles foram bem, ganharam essa vivência muito importante e bem próxima do que acontece no futebol profissional, isso os ajudará para quando chegarem lá. - descreveu.

Sem título
Coordenador Victor Aurélio e jovens Luca, Ezequiel, Ion, Marlon, Claysson e Joel nos EUA.

No Botafogo a mentalidade para formação de jogadores não inclui somente o aprendizado em campo. A formação global, envolvendo tudo que gira em torno do futebol, também é extremamente importante. O clube possui essa preocupação com o atleta para acima de tudo formar um cidadão e ações como essas potencializam essa metodologia.

- Isso colabora muito na formação profissional de cada um deles e vai ao encontro com o que as categorias de base do Botafogo quer, que é formar o atleta de um modo geral e amplo, não só dentro de campo mas também fora dele. Essa experiência e vivência que eles tiveram aqui foi fundamental, pois além de ajudar na formação técnica deles, ao jogar em um outra cultura, eles viram como funcionam diferentes escolas do futebol mundial de perto, e isso será incorporado na formação deles. - falou Victor.

Porém, não são somente os atletas que ganham com eventos dessa natureza. O Botafogo e o seu trabalho de base também se fortificam. Segundo o coordenador alvinegro, todos na competição que acompanharam os meninos, os elogiaram bastante, assim como o trabalho realizado pelo Botafogo. Sem duvidas, o clube deixou uma ótima impressão e portas abertas para novas parcerias.   

- Com certeza os resultados positivos e acima disso, o desempenho dos atletas aliado a forma que eles agradaram a comissão técnica e os torcedores, tiveram uma repercussão muito boa. Durante o campeonato todos ficaram bem impressionados com o time e os nossos atletas estão inseridos nisso. Conseguimos levar uma marca do trabalho que é realizado na base do Botafogo e isso foi reconhecido e elogiado por todos, o que comprova que estamos no caminho certo. Isso fortifica o nome do clube, além de abrir portas para novas parcerias com o Golden State. O clube elogiou nossos meninos e revelou o interesse de promover mais intercâmbios como esses. - contou.

Sem título
Jovens alvinegros foram bem e ajudaram o Golden State a conquistar a Dallas Cup.

Fabio de Paula