notícia

Botafogo 0 x 0 América-MG

Campeão, Fogão termina a Série B com 72 pontos e aplaudido pela torcida
Atualizado em 28-11-2015, 19h25

 

 

Campeão brasileiro da Série B, o Botafogo terminou sua campanha com 72 pontos (cinco de vantagem para o segundo colocado) ao empatar em 0 a 0 com o América-MG, neste sábado, no Estádio Nilton Santos. Parabéns a todos que ajudaram o Glorioso a retornar à elite do futebol nacional! Que venha 2016.

O JOGO

Festa, entrega das faixas e troféus, brincadeiras... Tudo terminou antes do jogo. Quando a bola rolou, concentração total para buscar os três pontos, no último jogo da temporada. Mesmo modificado e com apenas três titulares, o Botafogo foi superior no primeiro tempo, em uma partida sem muitos lances claros de gols.

Com o forte calor no Rio, os times optaram por se estudar e não aumentar o ritmo. O Botafogo arriscou Tomas de fora da área, sem acertar o alvo. E teve duas boas oportunidades com Luis Henrique. Na primeira, aos 19, Tomas cruzou na área, ele subiu bem e cabeceou para fora, com perigo. Aos 22, Rodrigo Lindoso tocou de calcanhar, o atacante invadiu a área e, sem ângulo, bateu para o meio, mas o goleiro jogou para escanteio. Após a cobrança, Renan Fonseca quase marcou de cabeça.

Enquanto o Botafogo tentou com Neilton pela esquerda, em chute colocado para fora, o América-MG teve sua única chance na etapa inicial com Tony. A finalização, porém, foi na rede pelo lado de fora.

O segundo tempo começou mais animado. O Botafogo, já com Luis Ricardo e Lulinha, teve falta na entrada da área, que Tomas bateu por cima. O América ameaçou com Mancini pela direita, na rede por fora, e com Bruno Sávio, que limpou o lance e bateu para providencial defesa de Helton Leite, aos 15.

Bem na partida, Luis Henrique reclamou dois pênaltis. Em um, o árbitro apontou falta fora da área. No outro, mandou seguir o jogo. Aos 12, Luis Ricardo cruzou da direita e Lulinha finalizou por cima.

Com Elvis em campo, o Botafogo melhorou na criação e na movimentaçao ofensiva. Arriscou com Emerson e Rodrigo Lindoso, ambos sobre o gol. Mas o que fez a torcida inflamar foi um foguetório. Foi a senha para os torcedores soltarem a voz, acenderem a luz dos celulares e valorizarem a campanha do time, campeão por antecedência da Série B.

No fim, Helton Leite ainda fez um milagre à queima-roupa e garantiu o empate. Fim de jogo: 0 a 0. Fim de campeonato: Botafogo campeão! Que venha 2016!

GALERIA DE FOTOS (Vitor Silva / SS Press / Botafogo)




BOTAFOGO: Helton Leite, Diego, Renan Fonseca, Emerson e Diego Giaretta; Dierson (Luis Ricardo), Rodrigo Lindoso, Fernandes e Tomas (Elvis); Neilton (Lulinha) e Luis Henrique. Técnico: Ricardo Gomes.

Danilo Santos