notícia

Panorama geral

Diretor Gláucio Cruz anuncia participação na LDB e faz raio-x dos esportes
Atualizado em 25-05-2015, 12:05

A semana começa com uma boa notícia para a torcida alvinegra. O Botafogo teve renovado o seu convite e irá participar da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), o maior evento de basquete nacional de base. A competição tem início previsto para a segunda quinzena de julho. O anúncio foi feito pelo Diretor Geral de Esportes, Gláucio Cruz, que também fez um raio-x geral dos esportes olímpicos do Botafogo.

Confira abaixo os principais pontos da entrevista!


CONVITE PARA A LDB
A confirmação na LDB 2015 é considerada por nós a primeira grande conquista da gestão nos esportes. Quando entramos no início do ano, não teríamos a carta-convite para a disputada da LDB 2015 renovada, essa era a posição dos diretores técnicos da LDB. Após acompanharmos a última etapa do ano passado, em Minas, eles disseram que a campanha do clube não condizia com a que eles esperavam. O Botafogo foi tecnicamente muito mal, último lugar. Tivemos que refazer o projeto inteiro, desde a apresentação de novos atletas, que viriam para agregar aos nossos, coordenação técnica, diretores, treinadores. O Botafogo apresentou isso, os alimentou de informação e conseguimos reverter essa situação.

Fez a diferença o projeto em si em que a gente mostrava a eles a negociação que estava caminhando.  Conseguimos reverter esse quadro junto à LDB, que é o início de um trabalho mais profundo no basquete. A LDB é a liga que forma os atletas para jogar a NBB. Todos os clubes que estão disputando a NBB disputam a LDB.

A EQUIPE
Estamos tentando algumas contratações e com certeza será mais competitivo que o de 2014. Vieram 3 ou 4 garotos de fora, que já acertaram, e muito provavelmente farão a base com os que já estavam. Todos empenhados com o projeto.

NOVO TÉCNICO
O novo técnico, Marcio Andrade, têm 30 anos de experiência. Quando eu era atleta do clube, ele era treinador do Vasco. Rivalizei com os atletas dele na época. Foi vice-campeão Sul-Americano em 2005, com o Universo Ajax, disputou o NBB 2013, com o Universo Goiás. É um profissional altamente credenciado, que foi elogiado pelos diretores da LDB quando anunciamos o nome dele. Um técnico de altíssimo nível que estamos trazendo para comandar o basquete adulto.

PROJETOS
Nosso principal foco, meu e do Alexandre Brito (VP Esportes Gerais), desde que entramos, é desonerar o clube dos esportes olímpicos. Não há investimentos e todos os outros rivais, assim como referências nacionais Pinheiros e o Minas Tênis, fazem Projetos Incentivados. Estamos largarndo um pouco atrás nessa corrida, mas acreditamos muito nesse caminho. Os Projetos Incentivados começaram há 7 anos e o único feito pelo Botafogo foi no remo, que aliás foi um case de sucesso. E os outros esportes não faziam.

Esse é o principal foco nosso. Conseguir jogar dinheiro no clube através de Projetos Incentivados. Capitalizando iremos melhorar as condições dos atletas, trazer atletas de melhor nível e ajudar mais principalmente na formação. Nosso objetivo é transformar o Botafogo em um Centro de Excelência de formação. Nossa intenção é chegar a ser o melhor formador de atletas, primeiramente do Rio, e futuramente no Brasil.

Conversamos com Ana Richa, Coordenadora de Vôlei, com o Ângelo Coelho, Coordenador do Pólo Aquático e técnico da seleção brasileira, e com o Wallace Morgado, novo Coordenador da Natação. No Pólo, mantivemos a base. Entretanto, no vôlei e principalmente na natação, fizemos uma reestruturação profunda. Agora, com a reformulação concluída, começamos a elaboração desses projetos.

Em cada esporte do clube temos profissionais que são referências, que podem nos ajudar a alavancar o Botafogo, mas desde que tenhamos investimentos para dar a partida. O clube está em dificuldades financeiras, nós sabemos, mas acho que os Projetos Incentivados são um bom caminho para fazer o Botafogo crescer.

Assessoria de Imprensa