notícia

Pra guardar na memória

Meninos do Fogão visitam Nilton Santos e recebem conselhos de Sebastião Leônidas
Atualizado em 07-05-2015, 11:45

A tarde da última quarta-feira (06/05) ficará marcada na memória dos atletas das categorias Sub-12, Sub-13 e Sub-14 do Botafogo. Em uma atividade psicoeducativa promovida pelo departamento psicológico do clube, os jovens ganharam a oportunidade de conhecer a casa do Glorioso, o Estádio Nilton Santos e ainda contaram com a ilustre visita de Sebastião Leônidas, zagueiro e ídolo do Alvinegro no passado, que contou histórias e aconselhou a garotada.

Seguindo a metodologia de trabalho alvinegra na base, o Botafago tem a missão de formar atletas, mas sem se esquecer nunca do lado cidadão. Para essa formação global dos jovens, o clube promove atividades extra-campo para enriquecer os conhecimentos educando através do esporte.

Pensando nisso, o Alvinegro utilizou a figura do grande Sebastião Leônidas, ou simplesmente, Seu Léo. Ídolo do clube e hoje membro da equipe de observadores do Fogão, para passar um pouco de sua vivência dentro do Glorioso para aqueles que estão apenas começando.

Reunidos na sala de imprensa do Estádio Nilton Santos, os meninos assistiram a um vídeo com lances do bicampeonato carioca (67-68), no qual Seu Léo conquistou vestido a camisa alvinegra. Após isso, em um bate-papo bastante descontraído com a garotada, o ex-zagueiro contou muitas histórias sobre sua carreira. Falou sobre os títulos pelo Botafogo, explicou a difícil missão de substituir Nilton Santos em campo, após a aposentadoria da enciclopédia do futebol e relatou a história do famoso jogo da "Selefogo" de 1968, onde a Seleção Brasileira jogou com oito titulares que atuavam no Botafogo e goleou a Argentina por 4 a 1.

DSC_0460
Jovens das equipes Sub-12, Sub-13 e Sub-14 assistem a palestra de Sebastião Leônidas. (Foto: Guto Ribas)

Após receberem uma aula de futebol e conselhos que vão levar para o resto da vida, os meninos fecharam a visita com chave de ouro ao adentrarem ao campo do Nilton Santos e pisarem pela primeira vez no gramado. Deslumbrados com o tamanho e a beleza do estádio, os jovens posaram para uma foto final eternizando um dia tão especial.

- Uma atividade de psicoeducação, como essa, é de fundamental importância pra formação deles como atletas e como cidadães, por permitir acesso a informação sobre temas significativos da adolescência e da vida esportiva, contribuindo para a saúde emocional deles. A visita ao Estádio faz parte da ideia de adaptarmos os atletas aos espaços e as rotinas da vida esportiva e poder contar com a contribuição de um patrimônio do futebol brasileiro como Seu Sebastião Leônidas, eleva o nível da atividade e facilita o acesso aos atletas. - explicou Etiene Castro, psicóloga do clube.

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS  NAS IMAGENS DE GUTO RIBAS:



Fabio de Paula