notícia

Especial - Taça Guanabara

Relembre a trajetória da primeira conquista do Botafogo em 2015
Atualizado em 09-04-2015, 05:37

O Botafogo é Campeão da Taça Guanabara 2015! Um time jovem, recém-formado e com pouco tempo de trabalho, mas com uma dedicação e união que rendeu ao Glorioso a conquista da primeira taça em disputa no ano. Além do título, o Alvinegro segue para as semifinais em dois jogos diante do Fluminense com a vantagem do empate para avançar no Estadual. O primeiro encontro será no sábado, às 18h30, no Maracanã.

Confira o vídeo da Botafogo TV dos bastidores do título!



Uma campanha de superação e muita luta. René Simões montou um time trabalhador, operário e eficiente. Para jogar no Botafogo o atleta tinha que saber trabalhar no "chão de fábrica" do treinador. E a equipe entendeu o recado.

Com 80% de aproveitamento, o Glorioso somou 36 pontos, marcou 31 gols e sofreu apenas 9. Campanha idêntica ao rival Flamengo, que perdeu o título para o Glorioso justamente no confronto direto. Vitória com gol de Tomas por 1 a 0 no Maracanã, em partida válida pela 7ª rodada.

Confira a caminhada alvinegra nas quinze rodadas da Taça Guanabara em fotos e momentos dos jogos!


1ª rodada - Botafogo 1 x 0 Boavista

Botafogo x Boavista

O Botafogo estreou no Estadual no Estádio de São Januário no jogo em que marcou o reencontro do time com os botafoguenses. Com uma equipe reformulada e ainda carente de entrosamento, o Glorioso venceu o Boavista por 1 a 0, gol de cabeça do zagueiro estreante Roger Carvalho. Um dos destaques da partida foi o goleiro Jefferson, que aplicou uma linda caneta dentro da área e levantou a torcida.

BOTAFOGO
: Jefferson; Gilberto, Roger Carvalho, Renan Fonseca e Carletto; Marcelo Mattos, Willian Arão, Gegê(Fernandes) e Diego Jardel (Sassá), Rodrigo Pimpão (Jobson) e Bill.

2ª rodada - Volta Redonda 2 x 2 Botafogo

Volta Redonda x Botafogo

Um jogo de mexer com os nervos. Pimpão e Jardel marcaram para o Botafogo, mas o Alvinegro não tinha marcado apenas duas vezes. Diante de uma arbitragem para se esquecer, o Alvinegro teve dois gols legais anulados, o que mudou o rumo do jogo. Aos 47, gol do Volta Redonda e a confirmação de um "empate" com gosto de derrota.

BOTAFOGO
: Jefferson; Gilberto, Roger Carvalho, Renan Fonseca e Carletto; Marcelo Mattos, Willian Arão, Diego Jardel (Sassá) e Gegê (Fernandes); Rodrigo Pimpão (Tomas) e Bill.

3ª rodada - Botafogo 4 x 0 Bonsucesso

Botafogo x Bonsucesso

A volta para casa com homenagens ao eterno camisa 6! Com mais de 11 mil presentes, o Botafogo rebatizou seu estádio, merecidamente chamado de Estádio Nilton Santos. Centro das atenções, o maior lateral-esquerdo de todos os tempos foi homenageado dentro e fora de campo. Goleada construída com gols de Diego Jardel, Bill, Carletto e Fernandes. Primeira vitória de uma série de seis jogos até o título.

BOTAFOGO: Jefferson; Gilberto, Roger Carvalho, Renan Fonseca e Carletto; Marcelo Mattos, Willian Arão (Fernandes), Diego Jardel e Tomas (Gegê); Rodrigo Pimpão e Bill (Sassá).

4ª rodada - Bangu 0 x 3 Botafogo

Bangu x Botafogo

Partida de fortes emoções para os atacantes alvinegros. Sob forte sol, o Glorioso enfrentou o Bangu em Los Lários, Xerém, e venceu com gols de Bill, que marcou duas vezes, e Jobson, que entrou na partida e marcou seu primeiro gol na temporada. Os destaques negativos foram as lesões de Diego Jardel e Rodrigo Pimpão. Ambos ficaram fora de combate.

BOTAFOGO: Jefferson; Gilberto, Roger Carvalho, Renan Fonseca e Carletto; Marcelo Mattos, Willian Arão, Tomas (Fernandes) e Diego Jardel (Sassá), Rodrigo Pimpão (Jobson) e Bill.

5ª rodada - Friburguense 0 x 3 Botafogo

Friburguense x Botafogo

O dia em que a dupla Bill e Jobson engrenou de vez. Um atacante serviu o outro, os dois marcaram e Gegê fechou a conta. 3 a 0 fora de casa e a primeira sequência de vitórias na Taça Guanabara.

BOTAFOGO: Jefferson; Gilberto, Roger Carvalho, Renan Fonseca e Carletto; Marcelo Mattos, Willian Arão, Fernandes (Gegê) e Tomas; Jobson (Sassá) e Bill (Murilo).

6ª rodada - Botafogo 2 x 1 Nova Iguaçu

Botafogo x Nova Iguacu

Mais uma vitória no Estádio Nilton Santos! O Nova Iguaçu até saiu na frente do Alvinegro, mas sofreu o empate com um gol contra e a virada no tento de Jobson. Cada vez mais arisco, o atacante cravou seu terceiro gol consecutivo naquela ocasião e caiu de vez nas graças da torcida.

BOTAFOGO: Jefferson; Gilberto (Luis Ricardo), Roger Carvalho, Renan Fonseca e Carletto; Marcelo Mattos, Willian Arão, Fernandes (Gegê) e Tomas (Sassá); Jobson e Bill.

7ª rodada - Botafogo 1 x 0 Flamengo

Botafogo x Flamengo

O jogo do título. O Botafogo enfrentou seu maior rival no dia do aniversário de 450 anos do Rio de Janeiro e presenteou a cidade maravilhosa com a vitória no Maracanã. Gol marcado pelo jovem Tomas, que balançou a rede pela primeira vez com a camisa alvinegra diante do Flamengo. A vitória ganhou peso duplo no fim da Taça Guanabara, já que foi o critério de desempate utilizado para campanhas idênticas dos dois clubes.

BOTAFOGO: Jefferson; Gilberto, Roger Carvalho (Giaretta), Renan Fonseca e Carletto; Marcelo Mattos, Willian Arão, Tomas e Diego Jardel (Sassá); Jobson (Gegê) e Bill.

8ª rodada - Fluminense 3 x 1 Botafogo

Fluminense x Botafogo

Contra o Fluminense o Botafogo conheceu a única derrota na competição. Após abrir o placar com Jobson, o Alvinegro sofreu três gols de Kenedy, Gerson e Fred na boa exibição tricolor. Hora de erguer a cabeça.

BOTAFOGO: Jefferson; Gilberto, Giaretta, Renan Fonseca e Carletto; Marcelo Mattos, Willian Arão, Gegê (Diego Jardel) e Tomas (Sassá); Jobson (Tássio) e Bill.

9ª rodada - Botafogo 3 x 0 Tigres

Botafogo x Tigres

O Estádio Nilton Santos virou alçapão! Sempre forte com o apoio dos botafoguenses, o time de René Simões conquistou mais três pontos com o gol de Jobson e as pinturas do zagueiro Renan Fonseca e do lateral Gilberto. Ambos marcaram pela primeira vez pelo Botafogo e abriram a porteira com belos gols.

BOTAFOGO
: Jefferson; Gilberto, Renan Fonseca, Giaretta e Carletto; Willian Arão, Fernandes (Dierson), Tomas e Diego Jardel (Gegê); Jobson e Sassá (Tássio).

10ª rodada - Botafogo 3 x 0 Resende

Botafogo x Resende

O Botafogo fez mais uma vítima no Estádio Nilton Santos. Desfalcado e com algumas peças novas, o Alvinegro encontrou dificuldades, mas venceu em casa com os gols dos atacantes Tássio, Jobson e Rodrigo Pimpão

BOTAFOGO
: Jefferson; Gilberto, Renan Fonseca, Giaretta e Carletto (Gegê); Dierson, Willian Arão, Diego Jardel e Tomas; Jobson (Sassá) e Tássio (Pimpão).

11ª rodada - Cabofriense 0 x 1 Botafogo

Cabofriense x Botafogo

Adversário difícil, gramado alto e o zero a zero no placar. O jogo diante da Cabofriense foi um enrosco para o Botafogo. No lugar de Jefferson, o goleiro Renan operou milagres na meta e coube ao atacante Sassá a missão de sair do banco e marcar o gol da vitória. Três pontos importantes na caminhada alvinegra rumo ao título.

BOTAFOGO: Renan; Gilberto, Renan Fonseca, Giaretta e Carletto; Willian Arão, Fernandes, Tomas (Sassá) e Diego Jardel (Gegê); Tássio (Rodrigo Pimpão) e Jobson.

12ª rodada - Barra Mansa 1 x 1 Botafogo

Barra Mansa x Botafogo

Sempre no topo da tabela, o Botafogo por pouco não perdeu a liderança diante do Barra Mansa. Com uma atuação abaixo da média, o Glorioso ficou apenas no empate e viu o Flamengo encostar na briga pelo topo. Roger Carvalho fez o gol botafoguense e, Bill, em noite infeliz, perdeu a cobrança de pênalti e a chance da vitória nos minutos finais.

BOTAFOGO: Renan; Fernandes, Renan Fonseca, Roger Carvalho e Jean (Giaretta); Marcelo Mattos, Willian Arão, Diego Jardel (Murilo) e Tomas (Gegê); Jobson e Bill.

13ª rodada - Vasco 1 x 1 Botafogo

Vasco x Botafogo

O empate no clássico tirou pontos do Glorioso e deu a liderança da Taça GB ao Flamengo. O Vasco abriu o placar com Gilberto, mas o Fogão foi atrás do empate e chegou ao gol com Roger Carvalho. A partida foi marcada pela boa estreia de Elvis, jogador que faria o gol do título mais tarde.

BOTAFOGO: Renan; Gilberto, Roger Carvalho (Alisson Brand), Renan Fonseca e Carletto; Diego Giaretta, Willian Arão, Gegê (Elvis) e Tomas; Jobson e Bill (Tássio).

14ª rodada - Botafogo 4 x 1 Madureira

Botafogo x Madureira

A grande prova de força do Botafogo na sua casa veio diante do Madureira. Campeão da Taça Rio, o Tricolor Suburbano entrou em campo credenciado pelas boas atuações. Abriu o placar com Rodrigo Lindoso, mas viu o Glorioso crescer no segundo tempo, virar e golear com gols de Carletto, Renan Fonseca, Fernandes e Bill. Com o resultado, a briga pelo título ficou para a última rodada.

BOTAFOGO: Renan; Gilberto, Alisson Brand, Renan Fonseca e Carletto; Giaretta, Willian Arão, Tomas (Fernandes) e Elvis; Jobson (Sassá) e Bill.

15ª rodada - Botafogo 1 x 0 Macaé

Botafogo x Macae

O jogo do título! O Botafogo precisava vencer o seu jogo e torcer por um tropeço do Flamengo diante do Nova Iguaçu. A vitória alvinegra chegou com o gol de Elvis, seu primeiro pelo clube. No Estádio Moacyrzão, o Nova Iguaçu segurou o ímpeto rubro-negro, empatou em 0 a 0 e assegurou o título ao Botafogo!

BOTAFOGO
: Renan; Gilberto, Renan Fonseca, Alisson Brand e Carletto; Giaretta, Willian Arão, Fernandes e Elvis; Jobson (Sassá) e Henrique (Bill).

Marcos Silva